domingo, 27 de maio de 2007

VEJA ataca os movimentos sociais em geral


Em pânico com a onda de lutas que percorreu o país no dia 23 de maio, a revista do Grupo Abril publicou uma matéria em sua edição 2010 atacando os movimentos sociais.

Em uma frase "exemplar", a revista destila todo seu ódio aos movimentos sociais: "A existência de movimentos sociais e estudantis é inevitável em nações democráticas, como o Brasil, ainda que a meta final desses grupos seja eliminar a democracia e instaurar uma ditadura socialista."

Ou seja, para VEJA, é difícil tolerar a existência dos movimentos sociais, que teriam como meta estabelecer uma "ditadura".

VEJA talvez esqueça que o fim da última ditadura concreta que tivemos neste país, a ditadura capitalista dos generais militares, se deu graças aos movimentos sociais, desde a explosão do movimento operário no ABC até a campanha das Diretas Já.

VEJA é muito ágil e vigorosa para cobrar "os rigores da lei" para punir os supostos "baderneiros" dos movimentos sociais, mas não teve a mesma agilidade e vigor em cobrar cumprimento à lei quando a Polícia Militar de São Paulo assassinou trabalhadores inocentes na sua atabalhoada "reação" aos ataques do PCC em 2006. Nem é ágil e vigorosa em cobrar o cumprimento das leis quando, na nossa "nação democrática", trabalhadores rurais são assassinados, no Pará, no Nordeste, ou pelos usineiros de São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

E a ADITAL ataca o PSTU!

A agência de notícias "progressista" ADITAL publicou em seu site artigo de Altamiro Borges atacando o PSTU:

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=27768

Título: "O anarco-trotskismo da LIT-PSTU"