terça-feira, 29 de maio de 2007

Corrupto se mata no Japão

Toshikatsu Matsuoka, ministro da Agricultura, Florestas e Pesca, se enforcou horas antes de prestar um depoimento a uma comissão do Senado japonês. Ele era acusado de receber doações de empreiteiras para favorecer contratações em obras referentes a sua pasta.

Na manhã de hoje, Shinichi Yamazaki, ex-diretor da Agência Japonesa de Recursos Verdes (J-Green), subordinada ao Ministério da Agricultura do Japão, também foi encontrado morto. Segundo a agência de notícias japonesa Kyodo, parece ser outro caso de suicídio. Ele teria se jogado do prédio onde morava, pois o corpo foi encontrado no estacionamento.

O suicídio, no Japão, não é tão raro e pode significar um pedido de desculpas ou uma forma de dizer “não tenho nada a ver com isso”. O fato é que as mortes complicam bastante a situação do governo japonês e podem esconder falcatruas ainda maiores.


A morte de Matsuoka desgastou ainda mais o premiê Shinzo Abe, com popularidade em queda desde que vieram à tona os escândalos de corrupção.

Se os corruptos brasileiros resolvessem seguir esse exemplo, faltaria corda...

Algumas pérolas do falecido ministro Matsuoka:
  • Pediu reembolso de US$ 236 mil gastos, supostamente, na manutenção de seu escritório. O detalhe é que as despesas já são pagas pelo legislativo.
  • Declarou ter gasto US$ 42 mil na compra de um filtro de purificação de água para o seu gabinete.

Nenhum comentário: