quarta-feira, 23 de maio de 2007

Dia Nacional de Luta é o mais forte dos últimos anos em Minas Gerais

Conlutas promove ato às 14 horas na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte

A mobilização em Minas foi antecipada em algumas categorias. Os metroviários estão paralisados desde ontem, dia 22 de maio. A paralisação prossegue no dia de hoje, deixando de transportar 150 mil passageiros em Belo Horizonte e Contagem. Trabalhadores sem-terra ligados ao MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) ocupam a sede do Incra, em Belo Horizonte, desde a noite de ontem. Também seguem paralisados os servidores do Ibama.

Na manhã de hoje, dia 23, os trabalhadores do Hospital Santa Casa de Misericórdia, maior hospital privado da capital, paralisaram suas atividades por duas horas para a realização de uma assembléia e de uma manifestação puxada pelo Sindicato da categoria, filiado à Conlutas.
Estudantes secundaristas, organizados pela Ames, interditaram a rua Pará de Minas, no Bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Estudantes e servidores técnico-administrativos das Universidades Federais de Juiz de Fora e de Minas Gerais, em BH, realizam paralisação e manifestações nas reitorias das Universidades. Em Belo Horizonte, os estudantes bloquearam a avenida Antônio Carlos, na zona Norte da capital, por duas horas.

Os trabalhadores em educação de diversos municípios estão paralisados, com destaque para as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis e Pirapora.

Nas bases do Sind-UTE, sindicato estadual dos trabalhadores em educação, filiado à CUT, também estão ocorrendo paralisações, organizadas à revelia da direção sindical, que boicotou o dia 23, apesar de formalmente a CNTE ter aderido ao chamado à mobilização.

Trabalhadores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais também paralisaram algumas unidades e realização assembléia no início da tarde.

Em Contagem, além dos trabalhadores em educação, os servidores da saúde estão paralisados. Uma manifestação conjunta está prevista para o final da manhã, no centro comercial da cidade.

Os trabalhadores dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) também estão paralisados, tanto na Capital, quanto nas unidades do interior.

No Sul de Minas, a Conlutas, movimentos dos sem-terra, estudantes e sindicalistas da região do Sul de Minas bloquearam a Rodovia BR 381 – Fernão Dias, no cruzamento da cidade de Três Corações, desde as 7h da manhã. Já são mais de 20km engarrafados. Participam manifestantes de Itajubá, Campo do Meio, Cambuí e Extrema.

Em Pirapora, região Norte do Estado, trabalhadores em educação, estudantes, metalúrgicos, pescadores e MST realizam manifestação no centro da cidade, com mais de 500 pessoas, nessa manhã. Os manifestantes vieram de várias cidades da região, do acampamento do MST em Jequitaí e contam com a participação da Articulação Popular contra a transposição do rio São Francisco.

Em Congonhas, os mineiros da Cia. Vale do Rio Doce da Mina da CSN paralisaram suas atividades por duas horas nessa manhã, realizando assembléia junto com o Sindicato Metabase.

Na região do Centro-Oeste Mineiro, acontecem mobilizações em Divinópolis, Itaúna e Santo Antônio do Monte. Uma manifestação unificada acontece em Divinópolis no final da manhã, com o fechamento da ponte de acesso à cidade. Uma delegação se deslocará para o ato público em BH, à tarde.

Também à tarde acontecem manifestações em Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro. Em Uberlândia estão mobilizados, professores da rede pública estadual, vigilantes, trabalhadores da construção civil, servidores da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), estudantes e trabalhadores rurais.

Fonte: Conlutas-MG

Nenhum comentário: