quarta-feira, 23 de maio de 2007

Metroviários cancelam a greve, mas participam de ato unificado em SP

Os metroviários de São Paulo resolveram cancelar a greve que estava marcada para esta quarta-feira, 23. A categoria vai participar do ato unificado em são Paulo, às 14h, no vão livre do Masp. Além disso, o Sindicato dos Metroviários comprou uma página no “Metrô News”, jornal distribuído pela empresa aos usuários, em que publica um manifesto.

Em assembléia realizada na noite de terça-feira, 22, a maioria da direção do sindicato, ligada ao PCdoB, defendeu acatar a proposta da empresa de reintegrar apenas três dos cinco diretores demitidos e manter o processo contra os outros dois. Com isso, a diretoria acabou aceitando que haja punição para os que não foram readmitidos, numa explícita traição à categoria, abrindo precedente para outras punições. Os militantes do PSTU no setor defenderam a manutenção da greve e a reintegração de todos os demitidos.

O Metrô vem fazendo uma ampla campanha de criminalização da greve. Além de demitir cinco diretores do sindicato, a empresa trabalha com uma campanha publicitária, com cartazes e adesivos contra os grevistas, em todas as estações. O conteúdo reacionário dos materiais incentiva os usuários a se colocarem contra os trabalhadores do Metrô, com frase como “você não pode ser prejudicado”, entre outras.

Nenhum comentário: