quinta-feira, 31 de maio de 2007

Passeata da USP é barrada pela polícia

Direto das ruas

A passeata dos estudantes e funcionários da USP, que reúne mais de 5 mil pessoas, foi barrada pela polícia militar de São Paulo. O objetivo dos manifestantes era chegar ao Palácio Bandeirantes, sede do governo paulista, para exigir que governador José Serra receba o movimento e retire os decretos que aprofundam a privatização das universidades estaduais.

No entanto, quando os manifestantes chegaram no cruzamento da avenida Francisco Morato com a avenida Morumbi, nas imediações do Palácio, a polícia impediu o avanço da caminhada.

O clima é tenso. Estudantes e funcionários estão parados no local desde as 14h. Há dezenas de policiais. A tropa de choque está enfileirada ao longo da avenida Morumbi até o Palácio. Serra se recusa a receber os manifestantes.

Os ativistas tentaram furar o bloqueio, mas foram reprimidos com gás. Nesse momento, os dirigentes da passeata estão tentando negociar com a polícia o prosseguimento da caminhada.

O decreto de Serra desencadeou a ocupação da reitoria da USP e a greve das universidades paulistas. No início da semana, a reitoria da Unesp também foi ocupada por estudantes.

Nenhum comentário: