"Nós estudantes da UFBA estamos ocupando a reitoria desde o dia 1 de outubro. Tudo começou com um vasamento de gás que dura meses na residência universitária, fez com que os residentes resolvessem ocupar a Reitoria. O tempo passando e logo se viu que existiam problemas maiores que esses, e que o maior deles era o REUNI. O DCE (AE,DS) tentou a todo momento desviar o foco do REUNI, mas como não conseguiu abandonou a ocupação.
No dia 18 de outubro em Assembléia geral com mais de 600 estudantes que votou CONTRA o REUNI, o DCE foi obrigado a retornar a ocupação. Hoje, Temos a mais longa ocupação das contra o REUNI com 27 dias tendo que enfrentar a truculência do REItor que fez um CONSUNI fraudado, e um DCE que joga contra mobilização dos estudantes, mesmo assim sabemos que cada dia que passa ganha mais força o movimento contra o REUNI."
A ocupação da UFBA também possui um usuário no YouTube com videos da ocupação. Eis os videos publicados até agora em ocupacaoufba:
4 comentários:
O registro da CONLUTAS no Ministério do Trabalho não é necessário. A CONLUTAS não é um sindicato, não representa uma categoria específica, não precisa assinar convenção coletiva de trabalho.
Se a CONLUTAS não precisa assinar nenhuma convenção coletiva, pra quê registro?
A CONLUTAS vai pedir para ser registrada legalmente como uma Central Sindical pelo governo federal?
Existem acusações de que a CONLUTAS deseja ser registrada oficialmente como Central Sindical pelo governo federal, igual a CUT e a Força Sindical vão ser.
O governo está em um processo de transformar as Centrais Sindicais em organizações oficialmente reconhecidas pelo Ministério do Trabalho.
A CUT obviamente quer o seu registro, pois isso significa mais verbas do Imposto Sindical.
Alguns setores acusam a CONLUTAS de também estar desejando este registro.
Seria bom que a CONLUTAS esclarecesse de uma vez por todas se vai pedir esse registro. Se pedir, estará fazendo o velho jogo do atrelamento do movimento sindical ao Estado.
Se a CONLUTAS for realmente revolucionária, não pedirá qualquer tipo de reconhecimento do Estado burguês. Pelo contrário, recusará qualquer registro.
Se a CONLUTAS não precisa assinar convenção coletiva de nenhuma categoria, pra quê registro?
Não ao registro!!!
Caro "em dúvida",
Este blog é do PSTU. O PSTU apóia, incentiva e participa ativamente da CONLUTAS, mas não é a CONLUTAS.
Nossa posição sobre legalização ou não da CONLUTAS é uma posição partidária e não da Coordenação.
Se você quer saber qual a posição da CONLUTAS sobre o tema, gentileza encaminhar para conlutas@conlutas.org.br.
Saudações incendiárias,
Não se trata de "legalização". A questão não é essa!
Uma coisa é transformar a CONLUTAS em uma Associação registrada em cartório, uma Pessoa Jurídica com CNPJ.
Isso eu estou totalmente de acordo, e não há nenhum mal. Provavelmente isso já foi feito, e a CONLUTAS já tem CNPJ e conta em banco. Algo normal e sem maiores problemas.
O problema é querer registrar a CONLUTAS no MINISTÉRIO DO TRABALHO, como os sindicatos são registrados.
Atualmente, as Centrais Sindicais não tem registro no Ministério do Trabalho. O governo está querendo mudar isso, e reconhecer oficialmente as Centrais como entidades sindicais. A CUT e a Força Sindical estão de olho nisso, pois significa receber dinheiro do Imposto Sindical.
A CONLUTAS não pode aceitar nenhum tipo de registro no Ministério do Trabalho! A CONLUTAS não é um sindicato específico de uma categoria, portanto não tem nada que "negociar" com ninguém. Não precisa ser reconhecida, e nem sentar em mesa nenhuma com o governo, o que seria nada menos que um PACTO SOCIAL.
NÃO ao registro da CONLUTAS no Ministério do Trabalho!!
"Em dúvida",
Está registrada sua posição. Agora se quiser de fato saber qual a posição da CONLUTAS sobre a questão, encaminhe e-mail para conlutas@conlutas.org.br.
Saudações incendiárias.
Postar um comentário