quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Costa Rica: segue a luta contra o TLC

A luta contra o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos polarizou a pequena Costa Rica nos últimos meses. O movimento "No TLC" (Não ao TLC) organizou milhares de comitês em todo o país, e protagonizou uma marcha com mais de 150 mil pessoas pelas ruas da capital, San José.

No plebiscito oficial ocorrido no dia 7 de outubro, foi dado como vitorioso o "Sim", por uma pequena margem de votos. No entanto, o movimento "No TLC" denuncia inúmeras irregularidades, que vão desde o desrespeito à "trégua eleitoral" nos 3 dias anteriores ao plebiscito, em que a mídia fez uma campanha terrorista em defesa do Sim, até a compra direta de votos.

O movimento não reconhece o resultado do Plebiscito, e a luta continua. Podemos conferir no site do movimento "No TLC" que já foram realizadas duas assembléias nacionais, reunindo ativistas dos comitês de todo o país, uma no dia 13 de outubro, e outra no dia 27 de outubro. Ambas rechaçaram o resultado fraudulento do Plebiscito e convocaram a luta contra a "agenda de implementação" do Tratado.


Assembléia do dia 13



Assembléia do dia 27

Nenhum comentário: