quarta-feira, 24 de outubro de 2007

16 mil pessoas: uma marcha vitoriosa!

... mas poderia ter sido maior.

Mesmo antes da saída das delegações, os relatos dos militantes que organizavam os ônibus eram semelhantes. O número de pessoas nas listas era muito maior que a quantidade de vagas nos ônibus. O esforço de todos os companheiros e companheiras para arrecadar dinheiro fez uma bela marcha, mas não foi suficiente para levar todo que queriam ter ido.

Desde o início, as entidades organizadoras enfrentaram o boicote ativo da Central Única dos Trabalhadores e de setores governistas, como o PCdoB. O caso mais gritante aconteceu na Apeoesp, sindicato dos professores de São Paulo. Em assembléia, a categoria decidiu que cada subsede da entidade – 93 no total – garantiria materialmente um ônibus para Brasília. A direção da entidade, ligada ao governo (Articulação/PT), descumpriu a resolução e, ao final, apenas três ônibus foram enviados.

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, infelizmente, decidiram não construir a marcha. Eles estiveram presentes no Encontro Nacional contra as Reformas, no dia 25 de março, e nas mobilizações de 23 de maio. O MST poderia ter mobilizado um número grande de lutadores que o tem como referência.

Como disse Zé Maria, não podemos mais aceitar o argumento de que o governo Lula está em disputa. Lula estava reunido com os maiores empresários do país, barganhando sabe-se lá o quê. Lula quer tirar da classe trabalhadora o direito de se aposentar. Lula quer acabar com a CLT. Lula mantém a privatização da Vale e privatiza estradas e universidades. Lula enche o bolso dos Estados Unidos com os juros da dívida, dos banqueiros do Santander, Itaú, etc. e das multinacionais. Não, este governo não está em disputa.

Não dá mais sequer para se omitir com relação a estes ataques: quem não combatê-los, estará facilitando a vida do governo. Este, por sua vez, se coloca explicitamente contra os trabalhadores e contra a juventude. Os companheiros do MST precisam se colocar ao lado dos trabalhadores, na luta, nas ruas, nas marchas.

Um comentário:

Pedro Aparecido de Souza disse...

Os pelegos CUTISTAS e do PC do B, fizeram a sua parte: não foram à rua.

Nem poderia ser diferente. Pelego é pelego.

O Zé Maria tem razão. Não dá mais prá esperar nada desses pelegos.

Esse Governo de Lula, PT, PC do B e aliados (PMDB, e outros do mesmo naipe) não engana mais ninguém.

A luta é grande mas é auspiciosa.

Esta Marcha dá um belo pontapé no traseiro dos vendilhões e pelegos do PT, CUT, PC do B e outros direitistas que os acompanham.

Mais uma vez parabéns a todos os participantes da Marcha.

Um grande vitória dos Trabalhadores desse país.

Pedro Aparecido de Souza
pedroaparecido@pedroaparecido.com