quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Bloco dos sem-teto também se destaca na passeata

A presença massiva dos sem-teto chama a atenção na marcha. Eles foram organizados, principalmente, pelo Movimento Urbano de Sem-Teto (MUST), vindos da ocupação Pinheirinho, de são José dos Campos, e pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Há pouco, falou no carro de som o líder do Pinheirinho, o Marrom. Ele foi ovacionado ao falar sobre a importância da luta contra a reforma da Previdência e de articular a ela a luta por moradia.

Em entrevista ao Portal do PSTU, Guilherme Castro, coordenador do MTST, informou que o movimento organizou delegações de sem-teto de vários estados do país com a perspectiva de “fortalecer este ato contra a reforma da Previdência e contra as reformas neoliberais do governo federal”. Ele destaca que também foram a Brasília para lutar pela reforma urbana. “Vamos fazer no período da tarde um ato dos movimentos populares em frente ao Ministério das Cidades, exigindo reforma urbana, exigindo moradia popular e uma transformação radical da política habitacional do governo Lula, que não atende aos setores mais pobres que compõem a enorme maioria do déficit habitacional, que ganham até dois salários mínimos”, disse.

Neste momento, o “mar vermelho” de faixas e bandeiras já tomou conta do Planato. Há pouco, quando a Marcha entrava na Esplanada, os manifestantes gritavam: “aha, uhu, a Esplanada é nossa”. Ainda tem muita coisa para acontecer!

Nenhum comentário: