quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Marcha encerra em frente ao Congresso Nacional

Um ato contra a corrupção marcou o encerramento desta grande Marcha a Brasília. A organização informou que 16 mil pessoas participaram da manifestação, vindas de todos os cantos do país.

Junto ao espelho d'água, em frente ao Congresso Nacional, repetiu-se a performance dos deputados-pizzaiolos e de Renan Calheiros dançando Tango com a Dama da Corrupção. Os atores encenaram ao som das animadas palavras-de-ordem dos ativistas.

A Marcha já é, sem sombra de dúvidas, uma grande vitória dos trabalhadores, trabalhadoras e juventude deste país!

Neste momento, os movimentos populares estão realizando um ato no Ministério das Cidades. A juventude se dirigiu ao Ministério da Educação, onde também fará um protesto.

*Corrigida em 25/10/2007, às 15h43. Ao contrário do que publicamos antes, o encerramento foi em frente ao Congresso Nacional e não ao Palácio do Planalto. Desculpem-nos!

14 comentários:

Anônimo disse...

16 mil pessoas? Só isso?

Está tudo acabado mesmo... É melhor desistir da luta e ir cuidar da vida. Depois do fracasso do Plebiscito Popular que não conseguiu nem 4 milhões de votos, agora a Marcha não chega nem a 20 mil pessoas...

Cada ano que passa as marchas a Brasília ficam menores ao invés de aumentar...

Desisto, vou voltar pra casa e cuidar da vida... Revolução? Só na Rússia de 17 mesmo...

Anônimo disse...

Como assim "só 16 mil pessoas"? Em plena quarta-feira, com o boicote declarado da CUT, sem nenhum tipo de financiamento que não partisse dos esforços dos sindicatos, movimentos sociais, oposições e demais lutadores, com o esforço praticamente isolado da CONLUTAS e antes do pagamento do salário dos trabalhadores, 16 mil pessoas pode ser pouco para um "decepcionado" incorrigível, para um incrédulo incurável e um derrotado irreversível, para nós é um gigantesco passo na mobilização dos trabalhadores. Penso que para o governo, que não ignora os obstáculos que ele mesmo criou para que a marcha não saísse, a marcha é objeto de intensa preocupação. Só quem ignora ou desconhece a história das revoluções pode imaginar que elas começaram com as mobilizações multitudinárias das massas. Os terremotos que as massas produziram nas revoluções sempre foram antecedidos pelos tremores provocados pela vanguarda.
Não há o que se decepcionar! Não desistiremos! Não recuaremos!
Felix Mann.

Anônimo disse...

Estou feliz em poder acompanhar on-line está grande mobilização (que ajudei a organizar desde Itajaí/SC mas não pude presenciar), que não contou com dinheiro do FAT (governo) nem da burguesia, em defesa dos direitos dos trabalhadores que o governo LULA e o PT querem retirar.

Se os companheiros em "disputa no governo" optassem pela ação direta, ao lado dos movimentos sociais ela seria maior ainda. Mas a cada dia fica mais difícil, críticar o governo e não participar das mobilizações pois a base começa a perceber a distnância entre o discurso e a prática de seus dirigentes que na verdade apóiam o governo.

Já aos "decepcionados" CUTistas e PeTistas só resta o cinismo, para defender o seu cargo e/ou do parente , ou sua despolitização e tentativa de não reconhecer que por fora das direções tradicionais e majoritárias do movimento, está surgindo uma alternativa que é a CONLUTAS.

Marcus

Anônimo disse...

Em 1999 fui a uma Marcha com 100 mil pessoas.

Em 2003 fui a uma marcha com 70 mil contra a Reforma da previdência.

Nos anos seguintes, as marchas da CONLUTAS em Brasília reuniram 20 mil pessoas.

Esse ano, foram SÓ 16 mil. Um fiasco.

Apenas um iludido incorrigível que vive no mundo da Lua pode acreditar que vai haver uma revolução, quando as massas preferem ficar em casa assistindo "Tropa de Elite" no aparelho de DVD que compraram em 12 prestações nas Casas Bahia...

AAM disse...

Parabéns ao movimento! Do contrário do que alguns 'decepcionados' ou 'raelistas', anônimos, diga-se de passagem, afirmam a mobilização foi um sucesso.
Estou de acordo com aqueles que dizem que este tremor causa preocupação ao governo que poderia dizer: "Nunca na história deste país, um movimento foi/continua tão vitorioso quanto o organizado pela Conlutas".
Este ato soma-se aos demais e é o único que aponta para uma saída revolucionária para a classe trabalhadora.

SAUDAÇÕES AOS PARTICIPANTES DA MARCHA!

De Curitiba,

Anônimo disse...

Quem acha que é muito pouco garantir 16 mil pessoas no ato em Brasília deve nunca ter trabalhado na organização de uma marcha. Só de MG saíram aproximadamente 50 ônibus. De São Paulo saíram uns 20. Neste exato momento ativistas de todo o país estão fazendo pedágios e piquetes para sustentar finaceiramente quem foi à marcha. É hora de relembrar que a marcha dos 100 mil era contra FHC, inimigo declarado dos trabalhadores, e tanto a CUT quanto o PT, a UNE e o PC do B giraram todo o peso de seus aparatos para desgastá-lo eleitoralmente e hoje, este aparato está do outro lado da trincheira, tentando derrotar a classe trabalhadora. Realizaram uma marcha em 2005 em meio a crise do mensalão e só garantiram 5 mil com todos os seus recursos, enquanto a Conlutas conseguiu reunir 12 mil ativistas 1 dia depois! Nem a revoulção russa aconteceu do dia pra noite. Basta dizer que o que começou em 1905 só terminou em outubro de 1917, 12 anos depois. Lênin e os bolcheviques ocupavam um papel marginal na política do país; eram anônimos, 3 MESES ANTES DA INSURREIÇÃO!!!!
Não iremos tomar o poder amanhã, mas se isso fosse motivo de enrolar nossas bandeiras, esquecer nossos sonhos e voltar para casa, seria melhor nem ter saído de casa. Os haitianos nos provaram 200 anos atráz que os negros escravos de uma colônia palpérrima poderiam sim decidir, se assim quisessem, os rumos de seu povo, e isso foi bem antes da reolução Francesa e da Comuna de Paris. Contrariando todo o poderio militar yanque, o povo iraquiano prova dia após dia que o imperialismo vai sendo derrotado dia-a-dia. Quero dizer que tudo começa pequeno, porém organizado. O resto é a consequência.

Anônimo disse...

Deus queira que vocês estejam certos...

Mas eu já perdi as esperanças...

Anônimo disse...

Campeonato Brasileiro - Série B

Coritiba 2 x 1 Santo André

Sábado, 20 de outubro, Estádio Couto Pereira.

Público: 23.420 pessoas (20.632 pagantes)

Será que 16 mil pessoas fazem alguma diferença em um país com 180 milhões?

Anônimo disse...

A Conlutas/PSTU tenta o tempo todo usar militantes de outras correntes para "inflar" seus números. O ato foi mobilizado por inúmeras organizações, inclusive com ampla participação de "igrejeiros" (uma estranha aliança com o "aparato contrarevolucinário" da Igreja?), psol, sindicatos não alinhados com o pstu, etc., Ou seja o ato não foi da Conlutas, foi muito mais amplo! Por favor vamos dar o devido peso a cada um!

Anônimo disse...

1) O ato foi de unidade mas ninguém pode negar que a CONLUTAS foi imprescindível para o mesmo;
2) A CONLUTAS não é o PSTU mas é inegável que o PSTU tem sido fundamental para que a CONLUTAS cresca;
3) O PSTU não afirmou em momento algum que os 16 mil eram militantes do PSTU ou da CONLUTAS. Não existe isso de inflar as próprias forças a partir do que os outros fazem. Isso é falso;
4) Uma marcha exige uma logísitica muito grande, o que é muito diferente de fazer atos nas cidades. Vale lembrar que o 23 de maio mobilizou mais de um milhão de pessoas em todo o país;

De toda forma nada do que dissermos irá convencer aos céticos.

Seguiremos construindo as lutas em nosso país, fortalecendo a CONLUTAS e o nosso partido.

E nós, militantes revolucionários, não desisitiremos, até que venha a revolução socialista.

Um abraço a todos e parabéns/obrigado ao blog/portal pela cobertura.

Anônimo disse...

Companheiros, estou muito triste. Estive na passeata e acho que 16 mil pessoas é uma estimativa fantasiosa. Não tinha nem três mil pessoas lá. É triste... Mas a luta continua.

Anônimo disse...

Putz "triste", com todo respeito, é bom aprender a contar.

A Agência Brasil noticiou 10 mil.
O Jornal Nacional noticiou 6 mil.
E você conseguiu bater o recorde de cálculo mal feito...

Mas não desanime, você ainda aprende a contar melhor.

Abraços

Anônimo disse...

kkkkk... boa "1,2,3,4" daqui a pouco alguém vai dizer que a marcha nem sequer existiu... kkkkk

Pedro Aparecido de Souza disse...

Com 16 pessoas e não 16.000 pessoas eu já ficaria contente se eles estivessem na rua protestando contra os vendilhões do PT, Lula e aliados, os traíras dos Trabalhadores.
Com 16.000 pessoas fico contentíssimo.
Prefiro 16 pessoas que não se vendem do que 100.000 que são vendidos.
A Marcha foi um sucesso absoluto.
Lógico que os governistas, vendilhões, e os defensores das privatizações (incluindo estradas)tentarão desqualificar a Marcha.
Isso é natural.
Viva a CONLUTAS!
Viva o PSTU!
Viva todos os partidos, Sindicatos, Associações, Movimentos Sociais e Trabalhadores que lá estiveram!
Estamos orgulhosos que 16.000 pessoas deixaram o seu egoísmo de lado, seus afazeres e foram para a rua protestar.

============

Pedro Aparecido de Souza
pedroaparecido@pedroaparecido.com