Privatizações no governo Lula já haviam acontecido. No primeiro mandato, por exemplo, bancos estaduais como o BEM (Banco do Estado do Maranhão) e o BEC (Banco do Estado do Ceará), que estavam federalizados (ou seja, sob controle do governo federal), foram leiloados.
Ontem, dia 9 de outubro, porém, o governo Lula realizou a primeira privatização do seu segundo mandato, fato que ganhou maior repercursão nacional, por se tratar de importantes trechos de rodovias federais nas regiões Sudeste e Sul.
No leilão realizado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a multinacional espanhola OHL arrematou as rodovias Régis Bittencourt (São Paulo-Curitiba) e Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte), além de outros 3 trechos de estradas federais.
A empresa BRVias - que tem a família Constantino, dona da Gol Linhas Aéreas, como uma das sócias - ficou com um trecho da BR-153, de 321,6 quilômetros e a espanhola Acciona do Brasil arrematou trecho de 200,4 quilômetros da BR-393.
A privatização das rodovias federais joga por terra todo o discurso mentiroso da campanha de re-eleição de Lula, no ano passado, quando o então presidente-candidato se apresentou como "alternativa" às privatizações do PSDB, dando a entender que com ele não haveria privatizações. O PT prova mais uma vez que não se diferencia em nada do PSDB.
Quem vai pagar a conta das privatizações? Os usuários destas rodovias, que terão que pagar pedágio...
Um comentário:
Camaradas, este comentário é somente para lembrar duas privatizações insignificantes que Lula fez no primeiro mandato. A primeira foi a chamada reforma da previdência que tirou das mãos do Estado o controle de bilhões de reais. Outro detalhe bobo são os leilões de campos de extração de petróleo que o governo promoveu e vai continuar promovendo...
Não posso falar dos outros tantos bilhões de dólares, mais ou menos 40 por cento do orçamento da União, que o governo Lula repassa para os banqueiros, pois isso não é privatização; é roubo mesmo.
É isso.
Saudações.
Filipe Raslan.
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