terça-feira, 17 de abril de 2007

Dez anos da morte do índio Galdino, dez anos de impunidade

No dia 17 de abril de 1997 morria, em Brasília, o índio Galdino, brutalmente assassinado. Um grupo de filhos da alta classe média brasiliense ateou fogo no corpo de Galdino. O índio dormia num ponto de ônibus. Ele estava em Brasília lutando pela recuperação das terra de seu povo, os Hã-Hã-Hãe, da Bahia.

Os jovens confessaram o crime e "justificaram": haviam se confundido, achando que era "apenas um mendigo". A Justiça não aceitou a "justificativa", mas parece até que serviu como atenuante para a selvageria cometida contra Galdino.

Os assassinos Tomás Oliveira de Almeida, Eron Chaves Oliveira, Max Rogério Alves e Antonio Novely Cardoso estão em liberdade condicional desde 2004. Um menor na época, Gutemberg Nader Almeida Junior, nunca chegou a ser internado. Mesmo quando estavam presos, em regime fechado, os criminosos tinham o privilégio de trabalhar e estudar fora do presídio. Eles foram vistos diversas vezes na noite brasiliense, bebendo tranqüila e impunemente.

Às 14h30 de hoje, os cerca de mil índios do Acampamento Terra Livre farão uma caminhada da Esplanada dos Ministérios até a praça onde Galdino foi morto. O ato também repudia a violência cometida contra os indígenas que lutam pela terra. Desde Galdino, já foram pelo menos 257 assassinatos.

As informações são do Conselho Indigenista Missionário, o CIMI.
A foto é de Antônio Cruz, da Agência Brasil, e mostra o monumento ao índio Galdino, construído no local em que morreu.

2 comentários:

Anônimo disse...

É vergonhoso que esses moleques calhordas da alta classe de Brasília que atearam fogo no índio continuem impunes (mesmo quando foram presos eles tiveram todas as regalias possíveis).
Que os agressores sejam linchados em praça pública!!!!
Que paguem da mesma moeda que fizeram com o índio!!!

Anônimo disse...

Companheiros estas coisas são normais no Brasil. Sempre foi assim desde a invasão da imundicie europeia, principalmente por Portugal, onde chegaram aqui com uma cruz na mão e a espada no coração do indio. Estes amaldiçoados mataram todos os nativos que existiam por pura maldade e na pura covardia. Quiseram impor sua cultura demoniaca na força, coisa que pessoas nativas não aceitam, pois eles fazem parte do todo deste imenso paraiso. Em seu ego, não existe posse, leis, regras, chefes. Isto é coisa de branco safado. Portanto mataram e vão sempre matar onde tenha alguma coisa parecida com indios.
O indio é um ser individual e independente, coisa que nossa cultura não aceita.
Tambem contribuiram para este genocidio dos indios estes pretos safados vindo da africa, que tambem traz esta cultura demoniaca.
Não se surprenda cara escritor, pois no Brasil as coisas vão ser sempre assim, não existe punição para os brancos.
Mas un dia as coisas vão voltar como dantes, Esta mentirosa democracia republicana em que vivemos vai ceder a Ditadura militar e que por seguinte vai voltar a Monarquia e finalmente devolver estas terras sagradas aos seus legitimos donos.
Falo isto em nome de todos indios de todas esta Americas ( norte, sul, central) e outros povos invadidos.
Esperem pra ver.