terça-feira, 17 de abril de 2007

11 anos do Massacre

17 de abril de 1996. Eldorado dos Carajás, sul do Pará. Três mil famílias , que ocupavam a rodovia PA-150 para exigir a desapropriação da fazenda Macaxeira, um latifúndio improdutivo, foram cercadas por duas tropas da polícia militar, que abriram fogo a fim de cumprir a ordem do então governador do Estado, Almir Gabriel (PSDB).

19 pessoas morreram na hora. Duas vieram a morrer anos depois. 67 pessoas ficaram feridas. A perícia dos corpos feita pelo legista Nélson Massini atestou que ao menos 10 lavradores foram executados e que sete foram mortos por instrumentos cortantes.

O massacre de Eldorado dos Carajás foi um dos mais violentos acontecidos no Brasil nos anos 90, e o dia 17 de abril tornou-se Dia Internacional da Luta Camponesa da Via Campesina e dia de luta para todos os lutadores do Brasil que 11 anos depois, fazem deste um grande dia de luta unificada.

O blog Molotov presta aqui sua humilde homenaganem aos trabalhadores de Eldorado dos Carajás que tombaram na luta pela reforma agrária que ainda não veio.

Companheiros de Eldorado sua luta não será esquecida.

Nenhum comentário: