terça-feira, 4 de março de 2008

PCdoB: socialismo nem em dias de festa

Contribuição de Lucas Scaldaferi, de Salvador (BA)

A festa de 30 anos de vida pública de Aldo Rebelo, principal figura pública do PCdoB, foi marcada não pela presença dos militantes honestos que ainda estão sob a social-democracia do partido disfarçada de foice e martelo. Também não foi pela presença de trabalhadores e trabalhadoras, jovens, ativistas do Movimento Negro ou da luta por terra e moradia. Sequer entidades burocráticas que eles dirigem, como CTB, UNE e UBES, estiveram na festa.

Na festa de Aldo, a presença das maiores “personalidades” da política brasileira. Na festa do “comunista”, os convidados de honra eram os tucanos Aécio Neves (governador de Minas Gerais), Geraldo Alckmin e José Serra (governador de São Paulo). Também compareceram os democratas Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Gilberto Kassab, prefeito de são Paulo (DEM).

O Vermelho, site do PCdoB, registrou com orgulho a presença desses legítimos representantes do imperialismo no nosso país da seguinte forma “a participação de lideranças do movimento social e político dos mais variados matizes refletiu a amplitude que pauta a ação política do deputado comunista”.

A confraternização dos dirigentes “comunistas” com tucanos e democratas só evidenciam o quanto esse partido é degenerado e está perdido para luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Apoio às reformas neoliberais, cartões corporativos do ministro Orlando Silva, burocracia e autoritarismo na UNE e na UBES, etc. O PCdoB está tão perdido para a luta, que não dá nem para falar que esse partido só fala de socialismo em dias de festa.

16 comentários:

Anônimo disse...

Os Comunistas gostam de festa!
Trosko não! Porque é um princípio burguês...

Anônimo disse...

pelo menos o PCdoB não tira fotos da bagunça feita após uma festa de militantes e diz que foi uma invasão ("ataque-político") a sua sede.
hauahuaahuhauahhauahuahuahu

Anônimo disse...

balada proletária de verdade, é a de ano novo do PCO.
o PSTU não tem cú e nem teoria revolucionária suficiente pra organizar uma festa como esta.

Anônimo disse...

olha o link da balada do PCO:
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=2646

Anônimo disse...

Certamente, no cardápio da festinha comuna, muita tapioquinha...

Anônimo disse...

Essa turma do pcdob adora coisinha nacional e se possível bem local. Imaginem se nessa festa não teve a famosa tapioquinha do ministro. Não esqueçam também que nessa festa ninguém usou uma palavra estrangeira e deve ter havido muita discussão sobre o dia do saci-pererê.

Anônimo disse...

Sinceramente não me surpreende muito qua na festinha so PC do B, só tivesse figurões carcomidos da velha politica suja e de direita que alijam o país de seu progresso natural. Mesmo porque, é sempre bom recordar, que o "debutante comunista" Aldo Rebelo quando foi presidente da Camara dos Deputados, tomava champagne francesa e ainda por cima cobria sua comcubina com jóias caras e jantares de gala. Portanto nada mais me surpreende em relação ao finado PC do B,que de comunista não tem mais nada e seus intrumentos de luta " a foice e o martelo" ja se enferrujaram há muito tempo na mão deles.

Anônimo disse...

a discussão aki não eh a festa em si, mas a perda total das referencias revolucionárias da história, como o partido bolchevique que concerteza se fizesse uma festa lah na rússia não chamariaa a família do czar, kerenski, kornilov... chamaria classe pra brindar as vitória que a própria classe conquistava. o q o stalinismo causou, a deturpação total da concepção bolchevique de partido, reflete ateh hoje nas organizações de "esquerda" como eh o caso do PCdoB q herdou a herança stalinista de "confundir" inimigos de classe com a classe, se tornando assim um partido conciliador à serviço da burguesia

Anônimo disse...

verdade companheiro trosko!

Anônimo disse...

enquanto perdemos o trem da historia nos limitando a atacar aliados em potêcial,a burguesia nos trucida !!!a classe operaria ja não aguenta tanta hipocriasia,sera que vamos ter que ressucitar o cartismo e imprimir cartilhas de auto-defeza para a classe operaria?pequenos burqueses e basistas de todo o mundo danem-se!!!

Anônimo disse...

enquanto perdemos o trem da historia nos limitando a atacar aliados em potêcial,a burguesia nos trucida !!!a classe operaria ja não aguenta tanta hipocriasia,sera que vamos ter que ressucitar o cartismo e imprimir cartilhas de auto-defeza para a classe operaria?pequenos burqueses e basistas de todo o mundo danem-se!!!

Anônimo disse...

é lamentavel que o proletariado tenha atingido esse elevadissimo nivel de apatia ,todos nos somos de alguma forma culpados,direta ou indiretamente somos cumplices da burguesia,esse espaço (blog molotov) retrata bem oque estou dizendo,quando é que vamos amadurecer politicamente a ponto de levarmos a pratica acões conseguentes,onde mesmo divididos por "principios":sejamos capazes de desenhar uma trilha para abalar as estruturas do sistema,chega de fazer coro com a elite que se diverte com o divisionismo !!!

Anônimo disse...

"quão longa é a noite eterna dos tempos se comparada ao curto sonho da vida";sabemos que nossos opositores são os detentores dos meios de produção,mas infelismente o que não podemos assegurar é quem seria seus contrarios,pois infelismente nossas divergências superam tudo oque temos em comum,se juntassemos os cacos da historia inteirinha não concegueriamos mais do que montar um espelho prismatico que não serviria para outra coisa senão para mostrar nos mesmo,por fim,somos a raiz de nossos proprio poblemas!isso é radical;o resto é papo pra boi dormi e proletario servir.

Anônimo disse...

onde foi parar aquele brigões pseudos esquerdistas?criaturas sectárias;sera que morreram estaseados de prazer por acreditar que é o unico revolucionario das cercanias,detentor es da mais elevada coerencia de proposito,acorda galera,vamos marchar ate a aniquilação da bases do sistema e por final tenhamos a grandesa e o altruismo de anaquilar nossas divergencias em nome dos explorados e oprimidos.

Anônimo disse...

ô PCdoB!QUE PAPELÃO!QUE COMODISMO,crescer a qualquer preço é inchar,veja o PT,inchou tanto que a intolerancia fez transbordar de suas fileiras o que o patrido tinha de melhor,causa operaria,convergencia socialista e outras tendencias que não so contribuiram com a fundação e consolidação do PT,mas tambem estiveram presentes em todas a linha de frente de combate das massas,estar aberto a todos os segmentos da sociedade é importante mas resguardar postos chaves da estrutura partidaria é ainda mais importante,agora colhemos os frutos do perfil carreirista e burocraticos de nossos alanvancados novos fiados;mas nunca é tarde para um expurgo...

Anônimo disse...

A figura do Aldo Rebelo orgulha o nosso Brasil... gosto muito da atitude dessa pessoa....sou filiada ao PSTU aqui na minha cidade e desculpe mas devemos reconhçer a liderança dessa pessoa ...
Se apareçeram as elites na sua festa ... talvez fosse para aproveitar do seu prestígio político não sei ...
e festa é festa .... sempre tem Xepas ... ... e nesse casa xepas famintos rsrs