sexta-feira, 28 de março de 2008

A História Oculta do Sionismo

capasionismo

A Editora Sundermann está de parabéns pela primeira edição em português do livro do jornalista trotskista Ralph Schoenman, "A História Oculta do Sionismo".

Já havíamos postado sobre o livro no Molotov em 2006 a partir da recomendação do camarada Iskra, que naquele período nem fazia parte ainda da trincheira do blog.

Recomendamos e muito!

Pedidos na livraria Arsenal do Livro pelo fone 11 3252 5801 ou pelo e-mail arsenaldolivro@yahoo.com.br.

Segue texto de apresentação da contra-capa da edição em português.

 

Um aniversário triste se celebra em maio de 2008: o de 60 anos de um apartheid ainda existente. As razões dessa longa humilhação são muitas, mas entre elas não tem peso pequeno o desconhecimento e o véu de silêncio com que se abafou o sofrimento do povo palestino. As versões sobre o Estado de Israel propaladas pela mídia e pelos meios de comunicação influenciados pelo imperialismo vão desde a mais deslavada mentira - como a da "terra sem povo para um povo sem terra" - até a manobra mais ilegítima com o próprio sofrimento dos judeus - empregando o Holocausto para justificar o refúgio sem escrúpulos.

Nessa obra que se transformou na melhor referência para os interessados na causa palestina, o jornalista americano Ralph Schoenman se apoia em ampla pesquisa documental e historiográfica para desmontar a argumentação sionista de expulsão dos palestinos e criação de um Estado religionso e armado até os dentes. Analisa o verdadeiro papel do Estado de Israel como ponta de lança do imperialismo na região e como agente colonialista. Recupera a verdadeira trajetória das principais lideranças sionistas, como Herzl, Jabotinsky, Meir e Ben Gurion, e demonstra seus vínculos espúrios com as potências imperialistas e inclusive com a Alemanha nazista - o que os levou a trair mesmo a resistência judaica ao nazismo.

Com essa primeira edição em português, a editora Sundermann busca homenagear não só a luta árabe e palestina, mas também a dos próprios judeus que não se deixaram levar pela avalanche de mentiras e não fecharam seus olhos aos seus irmãos trabalhadores e companheiros oprimidos pelo imperialismo.

Nenhum comentário: