segunda-feira, 17 de março de 2008

Cuidado com a CRISE, que a CRISE te pega, te pega daqui, te pega de lá.

Crescem os sinais de turbulência na economia mundial. Esta segunda-feira, 17 de março, foi recheada de declarações sobre o tamanho da crise. FMI, ONU, FED, Greenspan e Bush praticamente se revezaram admitindo que estamos diante de uma crise captitalista daquelas.

O ex-presidente do FED, Allan Greenspan, chegou a afirmar que "A atual crise financeira nos Estados Unidos será verdadeiramente julgada como a mais grave desde o fim da Segunda Guerra mundial".

Dominique Strauss-Kahn, diretor gerente do FMI, afirmou que a atual crise vai "durar bastante, com graves conseqüências" e tascou ainda o prognóstico que "Infelizmente, os países emergentes serão afetados". Na mesma linha, Robert Zoellic, presidente do Banco Mundial, alertou que "nenhum país está imune à crise internacional".

Já o ministro Guido Mantega, que afirmava que a crise não teria como abalar a economia brasileira que está baseada em "fundamentos sólidos", teve de admitir que a crise é braba mesmo: "A cada dia ela parece um pouco maior. Alguns já começam a falar em uma crise parecida com a de 1929".

Pois é, senhores passageiros... apertem os cintos, que o crescimento econômico sumiu.

No portal: Releia o Opinião Socialista 326, de 31 de janeiro de 2008, com uma série de artigos sobre a recessão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quer saber realmente o verdadeiro tamanho da crise?

Já ouviu falar de Nouriel Roubini? Esse cara já ganhou um Prêmio Nobel de Economia.

Roubini foi o primeiro a prever que o "subprime" iria causar uma crise grave, ainda em Julho de 2006. Na época, todos riram dele (mesmo sendo um laureado com o Nobel). Hoje, depois que suas previsões se confirmaram, ele está com a bola toda.

Pois bem. Só que Roubini prevê que ainda não chegamos no fundo do poço.

Ele recentemente escreveu um texto intitulado "12 Steps to Financial Disaster" (12 Passos para o Desastre Financeiro).

Nesse texto, Roubini faz previsões catastróficas sobre o futuro da economia, em uma série de 12 "passos" que vão se suceder.

No link abaixo, os 12 passos de Roubini foram traduzidos para o espanhol (creio que seja mais fácil de entender do que se eu pusesse o link do texto original em inglês):

http://diariofinanciero.cl/template.asp?noticia=162642

Mas se alguém quiser ler o original em inglês, pode acessar este link:

http://www.marketoracle.co.uk/Article3677.html

Pois é... Se Roubini estava certo em 2006 (mesmo sem ninguém lhe dar crédito), deve estar certo agora também...

O colapso econômico vem aí!