quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Vitoriosa a greve geral no País Basco

Comércio fechado em Bilbao. No detalhe: uma bandeira do Brasil na fachada.


Cabeceira da marcha em Bilbao.


Marcha em Bilbao - vista de trás

A greve geral convocada pela esquerda abertzale (independentista) paralisou boa parte do País Basco ("Euskal Herria") nesta quinta-feira, 14 de fevereiro.

A paralisação - convocada em repúdio aos ataques do Estado Espanhol, que na semana passada decretou a ilegalidade de dois partidos da esquerda abertzale - foi bastante vitoriosa. Em muitas cidades, como Bilbao e Donostia, grande parte do comércio ficou fechado, e o movimento nas primeiras horas da manhã parecia com um domingo. A paralisação também obteve êxito em muitas indústrias.

As ruas das cidades só se encheram de gente quando foram tomadas por grandes marchas e passeatas, várias durante o dia, em diferentes horários. Algumas cidades chegaram a ter três passeatas, uma de manhã, uma ao meio-dia, e outra ao final da tarde. Em Donostia, mais de 10 mil pessoas participaram da marcha pela manhã. Em Bilbao, a marcha da manhã reuniu cerca de 5 mil pessoas, e a do fim da tarde (que entrou pela noite) alcançou os 10 mil participantes.

No geral, as estimativas são de que mais de 40 mil pessoas tenham marchado pelas ruas em todo o País Basco. Isso sem contar os milhares que aderiram à greve, mas não marcharam. Mais informações no portal alternativo La Haine.

A jornada de hoje, com uma vitoriosa greve geral política, foi um recado claro ao governo de Zapatero, e ao juiz Baltazar Garzón, de que não conseguirão calar a voz do povo basco com repressão e censura.

Abaixo, dois vídeos das mobilizações:



Nenhum comentário: