quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

160 anos do "Manifest der Kommunistischen Partei"

Capa do Manifesto Comunista

No dia 21 de fevereiro de 1848 foi publicado pela primeira vez o Manifesto do Partido Comunista. Passados 160 anos e apesar das décadas de traição do stalinismo e da ofensiva ideológica neoliberal pós queda do muro de Berlim, o espectro do comunismo que rondava a Europa de então, promovendo revoluções e derrubando governos, segue atual e vigoroso.

Mais do que um texto clássico, o manifesto escrito por Marx e Engels, foi ao seu tempo, um guia para a ação revolucionária se enfrentando teoricamente com os pilares do capitalismo e apresentando um programa para mobilizar as massas trabalhadoras. As bases teóricas sobre as quais se ergue o marxismo se encontram no manifesto que apesar de seu conteúdo didático não se propõe a, em hipótese alguma, simplesmente conhecer o mundo, mas a transformá-lo.

O manifesto e seu veredito “a história das sociedades até os nossos dias, não foi senão, a história da luta de classes”, chega a 2008 mais atual do que nunca. Da mesma forma, mais urgente e necessário do que nunca, está o chamado final do manifesto: "proletários de todo o mundo, uni-vos".

Leia na seção de teoria do portal:

  • O texto em pdf, da Editora José Luís e Rosa Sundermann, que reúne prefácios das diversas edições e o texto escrito Trostky, por ocasião dos 90 anos do Manifesto.
  • As lições do Manifesto Comunista, texto de Francisco de Andrade publicado em 23/08/2007

Nenhum comentário: