domingo, 10 de fevereiro de 2008

Povo basco reage à ofensiva do Estado Espanhol




Neste domingo, 10 de fevereiro, milhares de pessoas tomaram as ruas de Bilbao, no País Basco (território ocupado pela Espanha) para protestar contra a ofensiva desencadeada pela Justiça espanhola contra os partidos da esquerda abertzale (a esquerda independentista basca). Ocorreram diversos confrontos com a polícia e foram levantadas barricadas.

As manifestações deste domingo foram convocadas após uma semana em que ativistas bascos foram presos, e na qual o juiz Batazar Garzón decretou a suspensão das atividades de dois partidos da esquerda abertzale, ANV e EHAK.

A reação do povo basco a essa ofensiva do Estado Espanhol não se fez esperar: desde sexta-feira ocorreram ataques de ativistas com coquetéis molotov contra as sedes do PSOE (o partido do primeiro-ministro Zapatero) nas cidades bascas, bem como contra sedes do PNV (Partido Nacionalista Basco), o tradicional partido burguês que sempre se apropriou do nacionalismo basco, acusado de colaboracionismo com a política repressiva de Madrid.

Após os enfrentamentos massivos de hoje em Bilbao, a esquerda abertzale convocou uma jornada de greve-geral para a próxima quinta-feira.

Mais informações sobre a situação em "Euskal Herria" (País Basco), podem ser obtidas nos portais de informação alternativos La Haine e Gara, bem como também no blog da ASEH (Associação de Solidariedade com Euskal Herria), de Portugal.

Um primeiro vídeo com imagens dos confrontos do domingo já foi divulgado no blog da ASEH:


Segue abaixo um outro vídeo, em homenagem à luta basca, também postado no blog da ASEH:


Nenhum comentário: