terça-feira, 27 de novembro de 2007

Jimmy Massey: "Tenho sido um assassino psicopata"

Esse é o balanço que Jimmy Massey, 32 anos, faz de sua carreira de 12 anos dedicados aos Marines. Entre 22 de março a 15 de maio de 2003, Massey esteve no Iraque como sargento no terceiro batalhão dos marines comandando um pelotão de 45 homens. "Fui ao Iraque inicialmente com a convicção de que teríamos que eliminar as armas de destruição em massa. Contudo, logo minha experiência me fez entender que a realidade era bem diferente. Éramos “cowboys assassinos”". A bela causa da guerra contra o terror do ex-sargento começou a ruir na primeira vez em que seu pelotão, com ele à frente, abriu fogo contra as manifestações pacíficas de civis. "Banhos de sangue" como afirma Massey.

Três meses após pisar em solo iraquiano foi encaminhado de volta aos EUA por "perturbação por stress", termo usado na linguagem militar para a perda de juízo provocada pelo horror da guerra. Hoje, Jimmy Massey, é membro do grupo IVAW (Iraq Veterans Against War) e autor do livro Cowboys From Hell (Cowboys do Inferno).


No último dia 12 de novembro, o agora ativista contra a guerra do Iraque, participou da Feira de Livros de Caracas aonde deu depoimentos contundentes sobre as atrocidades cometidas pelas tropas invasoras no território iraquiano. A jornalista cubana Rosa Miriam Elizalde entrevistou Massey e o conteúdo da entrevista, que recomendo a leitura, está publicado no portal VoltaireNet.

Também no VoltaireNet é possível assistir a três videos publicados no YouTube com uma entrevista concedida à tv venezuelana, que também publicamos aqui:







Nenhum comentário: