segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estudantes ocupam reitoria da PUC-SP

Estudantes ocuparam na noite do dia 5 de novembro a reitoria da PUC em São Paulo, uma das mais tradicionais universidades do país. Os alunos protestam contra o chamado “Redesenho Institucional”, projeto implementado a toque de caixa pela direção da universidade que os estudantes estão chamando de “Reuni” da PUC.

O Redesenho Institucional impõe uma “flexibilização” da gestão universitária, aumentando a centralização das decisões, diminuindo a democracia e acabando com a autonomia dos cursos. O projeto aumenta ainda a burocracia da universidade e impõe uma lógica de mercado aos cursos, privilegiando as carreiras “lucrativas”.

A direção da PUC promoveu uma audiência pública na noite do dia 5, no Tuca, tradicional teatro da universidade. Porém, o que era para ser uma discussão sobre o projeto se transformou num ato pró-Redesenho, com o impedimento das falas contrárias à medida. Centenas de estudantes se concentraram na saída do teatro e realizaram uma assembléia emergencial na qual decidiram pela ocupação da reitoria.

Após a ocupação, os estudantes realizaram nova assembléia no salão nobre da reitoria. A principal reivindicação é contra o projeto de Redesenho Institucional, porém, os alunos também deliberam suas pautas específicas, a fim de negociar com a direção da universidade.

Atualização 0h35: Informações dão conta que viaturas do GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil chegaram ao local. Os policiais estariam preparando bombas de gás. Os estudantes organizam uma comissão para negociar.

Nenhum comentário: