sábado, 11 de agosto de 2007

"A máscara continua caindo"

O governo Lula anunciou em 30/01/2007, que havia assentado um total de 136.358 famílias somente no ano de 2006 e assim com "381 mil famílias assentadas, o governo atingiu 95,3% da meta prevista no Plano Nacional da Reforma Agrária".

Mas mentira tem perna curta.

O professor de Geografia Agrária pela Universidade de São Paulo (USP), Ariovaldo Umbelino de Oliveira, que desde o primeiro momento é um dos que contesta a farsa dos números de Lula, publicou recentemente o artigo "A máscara continua caindo..." no qual esclarece que os números reais estão muito aquém do anunciado pela propaganda oficial.

A conta do governo é falaciosa porque inclui como novos assentamentos 165 mil famílias de reassentamento fundiário, 31.120 famílias de reordenação fundiária e 59.294 famílias de regularização fundiária. Ou seja o governo contou como novos assentamentos quem na verdade já estava assentado. A conta correta seria então de 45.779 famílias.

Somando esses números aos dos 3 outros anos do mandato, o governo teria realizado somente 149.490 novos assentamentos. Menos da metade do anunciado. Não é a toa que o próprio João Pedro Stédile do MST afirmou que o governo Lula é um dos prinicipais inimigos da reforma agrária no país.

O artigo do professor pode ser lido e ouvido no portal Rádio Agência Notícias do Planalto.

* Agradecimentos ao companheiro Cândido Cunha do INCRA de Santarém pela indicação do artigo.

Nenhum comentário: