quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A dívida pública e o Plebiscito Popular







Uma das quatro perguntas do Plebiscito Popular organizado pelos movimentos sociais em setembro será sobre o tema da dívida pública. A pergunta será:

"O Governo deve continuar priorizando o pagamento dos juros da dívida externa e interna, em vez de investir na melhoria das condições de vida e trabalho do povo brasileiro?"

O Plebiscito é uma grande oportunidade para se voltar a fazer com o devido destaque o debate sobre a dívida pública.

Na matéria de autoria de Diego Cruzpublicada no Portal do PSTU, Governo impõe economia recorde para pagar juros da dívida, somos informados que, apenas no primeiro semestre de 2007, o governo Federal, sozinho, foi responsável por um superávit de 44 bilhões de reais.

Segundo cartilha elaborada pelo Fórum Brasil do Orçamento , a política de superávits primários vem sendo imposta pelos governos neoliberais desde o final da década de 90, quando o governo FHC fez um empréstimo com o FMI em 98, que exigiu em contrapartida um superávit de 3,1% do PIB para 1999 (informação da pág. 15).

O governo Lula deu continuidade a essa política, em escala ampliada. Basta dizer que neste primeiro semestre de 2007, o superávit total do setor público somou 5,9% do PIB.

Porém, como a dívida púbica é impagável, quanto mais se paga, mais se deve. Apesar de todos esses anos de arrocho, com as verbas públicas sendo desviadas para o pagamento de juros, a dívida pública só cresceu. Atualmente o total da dívida ultrapassa R$ 1.000.000.000.000, 00 (um trilhão de reais).

Até quando o povo vai pagar essa conta, com o corte das verbas da saúde, da educação, da infra-estrutura das estradas e dos aeroportos, do saneamento básico?

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber mais um pouco sobre este manifesto popular, pois até então não se houve comentários
de período e locais de votação.

Incendiário disse...

Olá companheiro,

Nosso portal e blog tem uma documentação razoável sobre o plebiscito.

Sobre como se envolver, depende de cidade a cidade. Uma opção é se cadastrar no nosso portal que a gente tenta entrar em contato.

Procure o post no nosso blog com o nome "Quer ajudar no plebiscito?"

Abraços incendiários,