terça-feira, 14 de agosto de 2007

Você conhece o Giambiagi?

Não conhece o Giambiagi? Pois ele é o cara aí da foto que está na linha de frente do Fórum Nacional da Previdência Social que deve apresentar a proposta de reforma da previdência ainda em setembro deste ano para apreciação do Congresso Nacional. O FNPS é o fórum do qual Lula disse que não sabe o que vai sair de lá mas que alguma coisa vai sair". Não é de se estranhar que Lula diga que não sabe o que vai sair do Fórum, afinal "nunca na história desse país", um presidente soube tão pouco sobre tanta coisa como o Lula.

Fábio Giambiagi, é economista do BNDES cedido ao IPEA, defensor de longa data de uma reforma previdênciária que raspe o tacho dos direitos dos trabalhadores.

Em maio de 97, antes mesmo da primeira reforma (a de FHC), já defendia: "a) a eliminação da aposentadoria por tempo de serviço; b) a redução do diferencial de exigências entre as aposentadorias masculina, de um lado, e feminina, de outro, com o aumento para uma idade superior a 60 anos para a concessão do benefício às mulheres; e c) a mudança do teto de benefícios para um valor de um a três salários mínimos."

Em um texto de junho de 2000, já com o fim do tempo de serviço conquistado, levantou a bandeira da desvinculação entre o salário mínimo e a aposentadoria propondo a criação do “salário mínimo dos trabalhadores da ativa (SMA)”.

Na quarta-reunião do FNPS, em abril de 2007, defendeu, "evitar comoção social" realizando a "maior campanha institucional desde lançamento do Plano Real" mostrando números e mais números para no fim, entre outras coisas, fazer o seguinte:
  1. Aumento da idade aposentadoria por idade para 67 anos para os homens;
  2. Redução da diferença entre homens e mulheres para 2 anos;
  3. Fim do regime para aposentadoria rural;
  4. Fim do regime especial para professores;
Para ler mais:

Nenhum comentário: