quinta-feira, 26 de março de 2009

Dados do CAGED fevereiro mostram queda na geração de empregos na Indústria.

O blogonauta “Peão Ultra Pessimista” injuriado com os constantes protestos do “Empresário Ultra Otimista” em nossos arremessos aqui no blog, comprou a briga e foi analisar os dados do CAGED de feveriro. E eis o que mostram os números do próprio governo, o saldo de demissões na Indústria segue crescendo.

Para apoiar as constatações do nosso blogonauta instatisfeito fizemos uma pequena planilha agrupando as atividades econômicas e colocamos aí a imagem do resultado.

De janeiro a fevereiro vamos um saldo positivo em especial na administração pública, uma tímida recuperação na agropecuária, um empate técnico no Comércio e Serviços e um aprofundamento das demissões na Indústria.

Vale destacar a queda brusca na geração de emprego na Construção Civil entre janeiro e fevereiro.

image

Conclusão: A marolinha tá longe de acabar mesmo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Em se fazendo a continha ai dah 9179 de saldo positivo como o gozador disse. No entanto soh se chega a este valor colocando os 14491, que teriam sido "gerados" na Administracao Publica, alguem acredita nestes dados??????????

Alias alguem acredita nos "dados enviados pelos empresarios"????

E depois foi o que eu comentei: a mentodologia usada eh errada, em nenhuma parte do mundo se usa este tipo de metodologia que estah provado matematicamente que eh errada!!!!!!!!!!!!!

Eu sinceramente acho que o tal "empresario" eh apenas um gozador, nao dah para levar nada que o coitado fala a serio. Ele eh um imbecil, ou malandro (como o Canalha Lula), ou um gozador.

Saudacoes Socialistas

Empresário Ultra-Otimista disse...

Caro Anônimo, a metodologia do CAGED não é ultrapassada, ela é idêntica aos dados anunciados todo começo de mês nos Estados Unidos sobre o "payroll" (folha de pagamento) geral da nação.

A metodologia do CAGED é idêntica à americana: as contratações do mês, menos as demissões do mês, dando como resultado o saldo do mês (que indica se naquele mês o número total de vagas no mercado FORMAL de trabalho aumentou ou diminuiu).

Quanto às informações do Sr. "Peão Pessimista" realmente foi bem observado que a indústria continua mal das pernas, mantendo ritmo semelhante de demissões ao de janeiro.

Porém há de se notar que o setor Comércio diminui consideravelmente o seu saldo negativo, mostrando que a tendência do setor é de em breve voltar ao território positivo.

Mas deve-se destacar principalmente o grande salto do setor de Serviços, que de um saldo positivo de apenas 2 mil em janeiro, pulou para 57 mil em fevereiro!

O setor de Serviços está liderando a retomada da geração de empregos, e em breve o Comércio vai voltar a gerar empregos também. A indústria pode demorar alguns meses, mas com certeza, com a perícia do presidente Lula, vai voltar ao território positivo ainda em 2009.

A marolinha há está quase "morrendo na praia"!

Anônimo disse...

Ohhhh Caro Gozador e quem falou que soh porque alguem nos EUA fazem igual, legitima alguma coisa????

O que disse eh que a metodologia eh errada, vou enumerar alguns erros metodologicos, tem outros mas estou com preguica de enumerar todos vou soh mostrar os obvios:

1. nao considera o crescimento vegetativo da populacao, talvez voce nao consiga entender, mas este valor deveria ser descontado dos empregos que surgem, pois uma parte deveria ser criado pelo proprio crescimento da populacao, nao tem isto na metodologia.

2. nos empregos que surgem nao esta se considerando se sao empregos efetivos ou temporarios, geralmente terceirizados, e soh aparecem quando sao admitidos, nao aparecem quando sao demitidos.

3. nao existe nenhum controle real de trabalhadores na coleta e fiscalizacao destes dados, eles COM CERTEZA absoluta sao falsos, alias como tudo eh falso no governo do Maior Mentiros Vivo, o Traira e Lacaio Lula, uma "lideranca para a malandragem" e um carasco para os trabalhadores.

Jah disse aqui e repito o Brasil tem os piores indicadores economicos do mundo: tem a maior divida interna e externa do mundo (em realcao ao PIB, o governo do Lula teve a capacidade de pagar uma divida que tinha com o FMI a juros baratos e contraiu outra a juros muito mais altos, soh para "fazer a propaganda" que teria liquidado o que deve com o FMI), nao tem reserva em Dolares (aqueles supostos 200 bilhoes soh idiotas acreditam, tanto que o governo tem feito leiloes de papel para tentar segurar a alta do Dolar, e esta adiando hah quase 4 meses emprestimos para empresas saldarem dividas em Dolares, dando as desculpas mais esfarrapadas possiveis, logo logo vamos ver desmascarada mais esta mentira); nao tem poupanca interna em dinheiro (tem divida interna, mas eh papel tambem); nao tem mercado interno (ao contrario do que mente o governo, o salario dos trabalhadores em geral teve queda em todos os anos, eh que a metodologia tambem eh falsa e mentirosa tambem); soh exporta (ou exportava) commodities sem valor agregado algum (e isto quando era interessante para o Primeiro Mundo sugar as reservas naturais do Terceiro Mundo) nao eh mais o momento disto serah numa nova oportunidade, temos o maior desequilibrio social do mundo (o que acarreta uma instabilidade economica, mesmo dentro do mais feroz Capitalismo, isto eh provado cientificamente); nao temos tecnologia (ateh medicamentos simples ou pecas de reposicao de fabricas de pouca tecnologia sao importados), temos os piores indices educacionais do mundo, etc.

Por estas e por outras meu Caro Gozador, ou Malandro ou Imbecil. Esta Marolinha soh eh marolinha para os banqueiros, empresarios malandros ou a famiglia imperial (Lula e sua Caterva); porem, para os trabalhadores eh infinitamente mais dolorida e os trabalhadores devem se unir para evitar o pior e para isto tem que encarar as coisas de forma realista e nao com gozacoes ou mentiras como o Caro Gozador faz.

Saudacoes Socialistas

Empresário Ultra-Otimista disse...

Ô anônimo, você é burro mesmo hein...

O CAGED não é para medir índice de desemprego. Aliás, o CAGED é algo totalmente separado da pesquisa mensal de desemprego do IBGE. O CAGED é obra do Ministério do Trabalho, e não tem nada a ver com o IBGE.

Portanto, já que não é para medir o índice de desemprego, pra que serve o CAGED? Serve justamente para saber se a economia está gerando empregos formais, ou se, pelo contrário o mercado formal de trabalho está contraindo, com a eliminação de vagas.

O que os dados do CAGED mostram é que, depois do período de contração de novembro, dezembro e janeiro, o mercado formal de trabalho voltou a registrar aumento no número de vagas em fevereiro, revertendo assim a tendência, e assumindo uma nova dinâmica de alta.

Anônimo disse...

Eu havia dado ao "Empresario" tres opcoes, ou era gozador, malandro ou imbecil. Me parece que ele eh as tres coisas ao mesmo tempo.

Ohhhhh Asno, Malandro e Gozador, quem esta confundindo alhos com bugalhos eh voce seu imbecil.

Eu estou falando claramente da Metodologia usada por esta maracutaia chamada CAGED, ligada a um Ministerio totalmente voltado aos interesses dos Patroes e exploradores dos trabalhadores, neste orgao soh tem apadrinhados e PTralhas de carteirinha e passado criminal comprometedor, voce deve ser um deles.

Este orgao, assim como o IBGE, em que pese no caso do IBGE ter bons funcionarios, mas sao impedidos por chefetes (cargos comissionados), de agir com correcao; nao servem como parametros para nada. Assim como nao serve como parametro para nada os seus "protestos". Voce como disse nao passa de um imbecil e malandro.