segunda-feira, 9 de março de 2009

50 mil protestam nas ruas de Nova York


Mais de 50 mil pessoas participaram de uma marcha de protesto organizada pelos trabalhadores municipais e estaduais de Nova York, na última quinta-feira, dia 5.

A marcha dos trabalhadores do setor público ocupou dezenas de quarteirões nas ruas da ilha de Manhattan, em protesto contra as propostas de cortes no orçamento da cidade de Nova York, governada pelo bilhonário Michael Bloomberg, e do Estado de Nova York, governado pelo democrata David Paterson.

Em consequência da crise econômica, ambos os governantes pretendem realizar cortes significativos nas despesas públicas, inclusive na saúde e na educação.

Leia a notícia (em inglês) aqui e aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pois eh neh!!!!

Enquanto no "Primeiro Mundo" que serao atingidos pela Crise Mundial Inerente ao Capitalismo, mas de uma forma infinitamente menos sensivel aos trabalhadores do que serah sentida pelos trabalhadores do "Terceiro Mundo", eles estao se mobilizando e lutando de forma organizada e contundente.

Nos do "Terceiro Mundo" onde a crise vai pegar com muito, mas bota muito nisto, mas intensidade. Nossas "liderancas sindicais" se dao ao trabalho de tomar cafezinhos como o maior Traira e Lacaio vivo em clima de total cordialidade (no sentido de cordeiro). E depois a medida "muito eficiente" eh mandar uma carta ao Traira e Lacaio, "exigindo" a reestatizacao da Embraer.

Ora, no caso da Embraer, jah era para estar ocupada por trabalhadores, como um exemplo para a Canalhada que nao se pode brincar com a vida dos trabalhadores. E nao eh soh na Embraer nao. As Multinacionais estao enviando todos os seus lucros para manter o que puderem de empregos no Primeiro Mundo, o Terceiro Mundo que se phoda!!

Alem da Reestatizacao deve-se exigir: Medida Provisoria contra Demissoes e PROIBICAO DE REMESSA DE DINHEIROS DE MULTINACIONAIS PARA AS SUAS SEDES!!!! E isto nao serah conseguido com cafezinhos ou cartinhas e sim com muita luta, e como meios de lutas temos que partir para a ocupacao de empresas.

Saudacoes Socialistas

J.P. disse...

espero que os sindicalistas da embraer lutem e genhem a luta para mover para servir de exemplo para os trabalhadores do país.

tempos que impor derrotas já.

Ocupação de fábrica o quanto antes!

J.P. disse...

espero que os sindicalistas da embraer lutem e genhem a luta para mover para servir de exemplo para os trabalhadores do país.

tempos que impor derrotas já.

Ocupação de fábrica o quanto antes!

pé no chão disse...

Os operários da Embraer estão dispostos a ocupar a fábrica? Os da Inox estavam, e o Sindicato apoiou... Quem tem que ter disposição pra briga é a base, a direção só ajuda.

Vamos acordar pra realidade: ainda não estamos em meio a uma grande guinada na consciência das massas trabalhadoras brasileiras. A imenda maioria da peãozada ainda acha que a crise foi "só uma marolinha" como disse o "presidente Lula", e que já está passando.

Só quando a crise realmente atingir em cheio o Brasil é que as massas trabalhadoras vão entender a gravidade da situação, e vão perceber a falsidade do discurso do govenro.

Anônimo disse...

Caro peh no chao

Em parte voce tem razao no que diz, mesmo porque quem deve ocupar as empresas nao sao somente as direcoes e sim as direcoes junto com a base.

No entanto, estamos vendo um discurso muito "ameno" das Liderancas. Eh papel das Liderancas o convencimento das Bases; se estas Liderancas nao estao conseguindo isto, pode ser por varios motivos, ateh mesmo por incompetencia.

Eh exatamente isto que se pede das Liderancas o poder de convencimento para nao ter que esperar a bomba estourar para "as massas" ou "bases" serem mais faceis de "se convencerem".

Em assim o sendo, para que serve as Liderancas????????????

Saudacoes Socialistas

AF STURT disse...

SOBRE A QUESTÃO DISCUTIDA NOS COMÉNTÁRIOS ,TEM OS DOIS LADOS :
AS LIDERANÇAS SINDICAIS ESTÃO ERRANDO QUANDO PERMITEM ACEITAR AS EXIGENCIAS DO PATRÕES E DOS GOVERNOS.
OUTRO,OS TRABALAHADORES TAMBÉM ESTÃO SE INDIVIDUALIZANDO E ACREDITANDO QUE A CRISE NÃ AFETERÁ A ECONOMIA REAL,E ESTÃO COMPLETAMENTE ACOMODADOS E CRENTES QUE O DISCURSO DO GOVERNO LULA EM QUE ISSO É NORMAL ,E OS GOVERNOS E O EMPRESARIOS ESTÃO FAZENDO O QUE PODE...
AGORA EU DIGO TRABALHADORES ,ACORDA POR QUE O ESTADO SALVA OS BANCOS ,DEPOIS SOBRE CHATAGEM SALVAS AS EMPRENSAS ,AGORA ELE NÃO VAI SALVAR OS OPERARIOS NÃO ,A NÃO SER QUE VCS(nos) LUTEM POR DIREITOS SEUS ANTES TARDE DO QUE NUNCA.