sábado, 29 de dezembro de 2007

Retrospectiva incendiária (2 de 4)

Abril

Abril foi o mês da greve dos controladores de vôo registrada aqui em "Conlutas ao lado dos controladores de vôo" e "Para sindicalista Lula, presidente Lula é ‘sacana’". Iniciamos o nosso observatório das mentiras da Globo contra a Previdência Pública com o arremesso "E a campanha pela reforma da previdência vem com tudo". Registramos a decepção de Noam Chomsky com Lula. Mas o principal marco para o Molotov, foi sem dúvida nosso recrutamento para as fileiras do partido, passando a ser o Blog Oficial do PSTU.

Foi já como blog do PSTU que registramos a peleja entre José Dirceu e Altamiro Borges em função da participação do MST e da CSC no Encontro Nacional Contra as Reformas Neoliberais (Dirceu preocupado, Dirceu continua preocupado e E a tréplica veio).

Maio

O primeiro de maio unificado moveu milhares e deu os primeiros sinais do que ainda estaria por vir. A primeira onda de ocupações de reitoria das federais tomou conta do país com a Ocupação da USP tomando merecido destaque. Na UFAL, estudantes rechaçam a UNE e seu presidente Gustavo Petta.

Maio também foi um mês carregado de pérolas ( Lula e o salário mínimo, "Um gerente qualquer tem um salário melhor que um ministro", Os especuladores devem agradecer e o super revoltante Para Lula, servidor público não faz greve, tira férias).

No dia 23, a maior manifestação nacional dos últimos 10 ou 15 anos quase parou o Brasil contra as reformas neoliberais do governo Lula.

Junho

Os metalúrgicos da CSN quebraram um jejum de 17 anos e foram à greve. Servidores do INCRA furaram o bloqueio da imprensa e da segurança do presidente e fizeram protesto na cara do Lula. A ocupação no Haiti completou três anos e a CONLUTAS organizou uma caravana ao país para exigir o fim da ocupação com direito a blog com posts diários. Novas ocupações de reitoria se sucedem marcando a luta em defesa da universidade pública e uma plenária nacional de estudantes é convocada para a USP ocupada.

Marta Suplicy, nos brinda com o que possivelmente foi a pérola do ano: "Relaxa e goza".

No dia 27, uma megaoperação militar assassinou mais de dez pessoas no Complexo do Alemão.

2 comentários:

Estúpidos & Sensíveis disse...

Puts!...Não sei como reconhecer os trabalhos de vocês. Posso dizer que fui bastante contemplado com o trabalho de vocês em todos os sentidos. Seja de diagramação ou de princípios, pois este são Revolucionários Socialistas. Mas assim, também posso dizer que a iniciativa de vocês me fez ter um blog...só pra divulgar o trabalho de vocês....Tá certo, nunca será o MOLOTOV...mas ainda assim os meus amigos e camaradas militantes do movimento passaram acessar o site do partido, por causa da linguagem própria aos Blog.....tá bom. Vocês são bons mesmo e isso é importante. Principalmente quando o bom trabalho de vocês está a serviço da Revolução Socialista Internacional....

Que em 2008, não faltem a vocês oportunidades de trabalhos e lutas.

Incendiário disse...

Nosso muito obrigado pela referência "Estúpidos & Sensíveis". Esperamos que em 2008 nosso blog possa servir seguindo de apoio a todos os lutadores que por aqui passarem, e que seu blog vá de vento em popa.

Ocupar, resistir e produzir na blogosfera é um grande desafio.

Saudações Incendiárias.