quinta-feira, 29 de março de 2007

"Deveriam estar envergonhados"

Com esse grito, Toyin Agbetu, interrompeu a cerimônia realizada na Abadia de Westminster que comemorava os 200 anos da lei Lei de Abolição do Comércio de Escravos, de William Wilberforce, que instituiu o fim do tráfico negreiro na Inglaterra. Quando o arcebispo Roman William pediu um minuto de silêncio, Toyin tocou uma corneta que era utilizada para advertir a presença de piratas de escravos. O evento contava com a presença da nobreza inglesa e duas centenas de autoridades e "convidados especiais".

Toyin, ainda disparou umas boas declarações sobre a hipocrisia da elite branca inglesa como "Nós, que somos herdeiros do comércio de escravos do passado, temos que enfrentar o fato de que nossa prosperidade histórica foi construída à base dessa atrocidade" e "Aqueles que herdaram as comunidades destroçadas pela escravidão sabem que o sofrimento do presente é resultado de séculos de abuso".

No video abaixo (em inglês), a ativista Jendayi retrata Wilberforce como "Wilberfarce" e acusa os organizadores da comemoração dos 200 anos de estarem promovendo uma "Wilberfest".

Nenhum comentário: