terça-feira, 3 de julho de 2007

Greve na Telemar - Contax completa duas semanas no Ceará

A heróica greve dos trabalhadores do call-center da Telemar/Oi em Fortaleza, operado pela Contax, completou duas semanas nesta terça-feira.

Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de 10% que cubra as perdas dos últimos 2 anos, já que em 2006 o aumento foi ZERO. A Telemar/Oi queria dar apenas 2,5% e agora fez uma "nova proposta" de 3% que pode ser considerada um insulto.

A greve conquistou uma importante vitória: uma liminar na Justiça do Trabalho proibindo a empresa de descontar os dias parados na folha de pagamento dos funcionários.

Durante a greve, a Telemar/Oi chegou ao absurdo de chamar o Batalhão de Choque da PM para ficar em frente ao prédio da empresa, com o objetivo de intimidar os grevistas.

O setor de telemarketing emprega centenas de milhares de trabalhadores no Brasil, e é conhecido por super-explorar a juventude com baixos salários e jornada de trabalho intensamente estressante.

Esse setor tende a ser em todo o mundo um dos setores chaves da luta do jovem proletariado do setor de serviços. Na Espanha, por exemplo, grandes lutas importantes ocorreram nos últimos anos na ATENTO, uma multinacional do telemarketing com sede naquele país. Um exemplo é a luta contra as demissões na ATENTO de Córdoba. Em La Coruña os trabalhadores do telemarketing sofreram grave repressão policial.

Nenhum comentário: