sexta-feira, 22 de maio de 2009

Batalha operária em Vigo

A última quinta-feira no Estado Espanhol foi marcada não apenas pela reversão da ilegalização da candidatura de Iniciativa Internacionalista.

O 21 de maio foi também o 4º dia da greve dos operários metalúrgicos em Vigo, cidade de 300 mil habitantes no sul da Galiza.

Os operários tomaram as ruas da cidade, e se defenderam dos ataques da polícia com barricadas e pedras, como mostra o vídeo abaixo:

Um comentário:

Anderson Botelho disse...

Companheiros do blog,
Envio para vocês um link para um episódio vergonhoso no movimento sindical ocorrido em recife: no dia 20 de maio, os servidores, cujo sindicato é o sindsepre (que é o sindicato dos servidores em geral), organizaram uma assembléia que tinha como principal ponto de pauta a deflagração de greve (que já havia sido decretada desde o dia 15/05). Após, em sua maioria, posicionarem-se a favor da deflagração, os servidores viram o presidente do sindsepre colocar o microfone debaixo do braço (literalmente) e sair correndo. Em sua última fala, o dirigente marcou uma nova assembléia para a próxima quarta-feira e negou-se a declarar a deflagração da greve. Logo será divulgado um vídeo no youtube mostrando todo o episódio.
Após isto, os servidores municipais foram ao sindicato e ocuparam-no. Lá, organizamos comando de greve independente do sindicato. Os trabalhadores estão dispostos a encarar esta batalha com ou sem sindicato dado o nível de insatisfação com as suas condições de trabalho.
link do vídeo da assembléia:
http://www.youtube.com/watch?v=8feIyx-hgBg

Saudações,
Anderson.