sábado, 18 de abril de 2009

Sobre skinheads...

Devido a uma polêmica a respeito de "skinheads" surgida nos comentários de uma postagem anterior, publicamos o vídeo abaixo, que pode ser esclarecedor sobre o assunto.



Trata-se de uma reportagem jornalística colombiana, sem dúvida bem mais sóbria do que as reportagens da televisão brasileira sobre o assunto "skinheads".

O programa de TV "Despierta Bogotá", transmitido pelo canal público municipal da capital colombiana, resolveu entrevistar membros do grupo "RASH" ("Red and Anarchist Skinheads" - Skinheads Comunistas e Anarquistas), um movimento que existe em várias partes do mundo (inclusive no Brasil), aglutinando skinheads adeptos da esquerda revolucionária (de vários matizes, do anarquismo ao trotskismo).

Um pouco mais de informação sobre o "RASH" está disponível neste link (em espanhol).

Cada um tire suas próprias conclusões...

13 comentários:

skinhead disse...

É isso aí!!!

O rapaz colombiano aí da entrevista falou toda a verdade: skinheads verdadeiros só mesmo os que participam dos grupos RASH e dos SHARP ("Skinheads Against Racial Prejudice" - Skinheads contra o preconceito racial).

Neo-nazistas não são skinheads, eles são boneheads ("cabeça oca" em inglês), são um bando de idiotas com merda na cabeça, que absurdamente são chamados de skinheads pela mídia.

Já os "Carecas" aqui do Brasil também não são skinheads. Como o nome já diz, eles são "Carecas" e não skinheads. Careca é Careca, skinhead é skinhead. Achar que "Careca" é a tradução de "skinhead" para o português é absurdo. Careca em inglês é "bald".

Os Carecas do Brasil não tem nada a ver com skinheads, já que pregam um nacionalismo xenófobo, e a xenofobia está em contradição total com a própria origem da cultura skinhead, que surgiu da união de jovens nativos ingleses com imigrantes jamaicanos.

Quando um bonehead neo-nazista ou um "Careca do Brasil" pratica um ato de violência homofóbica, não há nada mais absurdo do que atribuir esse ato aos skinheads, já que os skinheads não tem nada a ver com essas criaturas abjetas.

Alemão RASH disse...

"SP: Estado terá
de indenizar gay agredido por skinheads"

Me partiu o coração ver o PSTU chamar esses fachos idiotas de skins, repetindo o discurso da mídia burguesa sensacionalista.

Que vergonha... poderiam ter pesquisado um pouco sobre skinheads antes de postar. Até mesmo na wikipédia há uma boa explicação do que é skinhead, S.H.A.R.P. e R.A.S.H.

Parabéns ao blog pelo esclarecimento.

Complementando o que o camarada disse:
Os Carecas também têm ligações com o integralismo, e direto estão no rolê com nazis, já que é tudo farinha do mesmo saco. Fachos imbecis!

Recomendo a todos ouvirem esse som, A Internacional Socialista na versão dos Garotos Podres, famosa banda skin do ABC.
http://www.youtube.com/watch?v=wxtQW0G3Hwg

Oi! Oi! Oi!

Anônimo disse...

No começo dos anos 80, muitos militantes do Alicerce (corrente que deu origem ao PSTU) curtiam o som do Garotos Podres nos festivais organizados em apoio às greves do ABC.

O Garotos Podres não é nada mais nada menos do que uma banda skinhead de Oi! (uma vertente do punk rock).

Pois é essa banda skinhead que gravou clássicos como "Aos Fuzilados da CSN" e "Subúrbio Operário", e mais recentemente gravou uma versão da Internacional Socialista.

É uma pena que o site do PSTU seja usado burocraticamente por dois ou três stalinistas que acham que "skinheads são nazistas e pronto", só porque eles querem, já que eles são os grandes intelectuais donos da verdade que sabem de tudo porque leram na Folha de São Paulo...

antifa disse...

Falta a gora o site do partido mudar o titulo e os termos das reportagens né?

e acho que deveriamos, óbvio, chamá-los de boneheads, ou cabeça-oca, por que é o termo que melhor se enquadra a esses fascistas, inimigos da nossa classe.

disseminar e associar esse termo aos fascistas também é uma forma de lutar contra eles. da mesma forma que a burguesia associa os skinheads a grupos fascistas. ajuda a confundir a nossa propria classe e os nossos aliados

Anônimo disse...

Concordo com o que foi dito pelos camaradas, o verdadeiro skinhead não pode ser nazista, o movimento começou com SKA dentre outras expressões musicais, que dentre outras coisas significa integração raial e cultural, O PSTU mora em meu coração, mas vocês pisaram na bola nesta reportagem. Um pequeno exemplo, moro no Pará, a governadora, filiada a DS, tem feito uma das mais escrotas administrações, superando seus antecessores,se a mídia burguesa titulasse "Trotiskista demite Funcionários" nãoestaveis, eu também ficaria indignado e defenderia o trotiskismo, a mesma coisa posso dizer da galera skin, que nada tem a ver com nazismo!
Saudações Revolucionárias e OI!
Lin-Cão

Cerveboliticos disse...

O PSTU está de parabéns em reconhecer o erro nosso em associar Skinheads á grupos de uma minoria neo-nazista. Os Skin estão ao nosso lado contribuindo para a luta contra o facismo, inclusive, eu os convido a um debate sobre os ataques da ultra-direita( facistas ) que estão ocorrendo nos paises da america latina. Juntar nossas forças para lutar contra estes ataques a classe trabalhadora é extremamente importante. Em fotaleza, varios skins são militantes do PSTU e eles acharam bonito por parte do partido se corrigir sobre estes erros. Na vida partidária entre a esquerda, são raros os partidos que fazerem isso,reconhecerem o erro e se corrigirem diante de todos, principalmente os PCs da vida, famosos Stalinistas, nunca fizeram isto.

Skinhead RASH CERVEBOLITICO disse...

Oi!

Bom repito as palavras do camarada ALEMÃO RASH:

"Me partiu o coração ver o PSTU chamar esses fachos idiotas de skins, repetindo o discurso da mídia burguesa sensacionalista".

Nós que tanto criticamos a midia por vomitar noticias sem bases sobre nós, acabamos por seguir os seus metodos de imposição cultural.

Este tem sido talvez o maior problema para nós dentro da nossa cultura SKinhead, a grande massa influenciadas por materias como essas e tantas outras da midia televisiva, acaba nos rotulando como os mesmos que assassinam negros (sen esses cabeças oca, ou boneheads, ou mesmo neo nazis como disse um camarada) ou nos familializando com os assassinos de imigrantes, ou de nordestinos, homossexuais (que são conhecido como nossos eternos inimogos, os Carecas, chamados aqui em BH por Cabeças de Ovo).

Bom se realmente o blog e o PSTU reconheceu o erro, tudo bem, caso haja alguma dúvida, os variados sites e membros da RASH UNITY espalhados por todo o mundo poderá ajudar na mostra de materiais que desmentem essa materia e tantas outras que a mídia continua a vnder.

Somos SKINHEADS, não fachos!


RASH ///

Skinhead RASH CERVEBOLITICO disse...

E que fique claro, que não estamos na moda, nunca estivemos.

Estamos aliados na luta contra esse sistema remendado chamado capitalismo, discriminar soldados combatentes que poderiam ajudar numa luta social, ou compará-los aos opostos, é um erro muito grave, que isso não se repita, e que outras atitudes como se unir numa luta só apareça daqui pra fente, essa é a torcida!


Ser SKINHEAD no Brasil hj tem q ser forte, se é forte pra ser skinhead, tb é forte pra lutar contra o sistema q nos sufoca!

Cerveboliticos disse...

Nossos camaradas Skinheads estão na luta pela Revolução Proletária Mundial! Eles são uma das vanguardas na luta contra a homofobia, entregam literalmente suas vidas, nos inumeros confrontos com os carecas (homofóbicos). Boa parte deles são muito proximos do Trotskysmo, e vão pras ruas com agente, lutar por melhores condições de vida, de trabalho e moradia. O erro que a secretaria teve não deve ser repetido e isso decorre de uma superestruturação dos militantes, que não estavam inseridos na base de atuação. agora é fazermos nosso balanço e corrigir os erros.
Um abraço a todos os amigos do Rash e Sharp. Digo-lhes que foi um erro do nosso partido que será corrigido e que, o PSTU e a LIT segue sendo a vanguarda na organização pela Revolução Socialista a nível Mundial, para conduzirmos a classe operária a tomada do poder.

Anônimo disse...

Esclarecimentos:
(nome skinhead, que traduz-se grosseiramente como "cabeça pelada") - Wikipédia

Os skinheads ganharam notoriedade nos jornais e na cultura popular da época por muitos deles promoverem confrontos nos estádios de futebol (o chamado hooliganismo) e alguns deles participarem de agressões contra imigrantes paquistaneses e asiáticos. No entanto, muitas das gangues xenófobas anti-asiáticos detestavam os grupos neonazistas e repudiavam o racismo contra negros, como foi o caso da gangue da década de 1970, Tilbury Skins, fundadora da Liga Anti-Paquistaneses e no entanto um grupo anti-nazista. Numa entrevista do livro Skinhead Nation, Mick, membro de uma das gangues skinheads Trojan, diz:

"Não há como sermos nazistas. Meu pai enfrentou nazistas na guerra. Todos nossos pais ajudaram. APL (Anti-Paki League, ou, Liga Anti-Paquistaneses) é específica. Só porque eu odeio Paquistaneses, isso não me torna um nazista!".

(Wikipédia)

Fragmentação
A partir da década de 1980, a constante pressão da mídia acerca da infiltração do preconceito racial dentro da cultura skinhead (infiltração promovida por uma política deliberada do partido de extrema-direita National Front), somada ao surgimento de um engajamento político dentro desta cultura (tanto à esquerda quanto à direita, além do anarquismo) resultou na fragmentação em vários submovimentos rivais. Desde então, constantemente estes grupos não reconhecem uns aos outros como verdadeiros representantes da cultura skinhead, e é comum que cheguem a se enfrentar fisicamente. Entre os principais atritos estão as divergências explícitas como entre esquerdistas e direitistas, racistas e não-racistas, polítizados e apolíticos. Mas também há grande hostilidade entre um grupo de divergência sutil como os nazistas, conservadores xenófobos e defensores de uma supremacia racial branca, anti-semitas e neonazistas.

(Wikipédia)

Anônimo disse...

Para o skinhead:
Desculpe aí mano, mas Bald em ingles nao é careca e sim CALVO.Careca em inglês é SKINHEAD!!!Sua explicação está errada.Nao confunda....

Verinha disse...

Gente, mas vamos ser sincero, vcs são Underground do Underground, por que na minha adolescência eu andei no meio destes movimentos e nunca ouvi falar de vcs. Conheci os Carecas de Suburbio , os do ABC e os WhitePower, e nunca ouvi falar falar que havia entre estes uma tendência que fosse comunista ou Anarquistas, estas manifestações
politicas eram comuns aos Punks. Gostaria de entender por que com toda esta onde de ataque aos Skinheads devido a violência que causam só agora estou vendo vcs se manifestarem, deveriam ter feito isso deste o começo e ai saberiamos
que teriamos que ter cuidado ao diferenciar Carecas e Skinheads.
Não é?

carlos henrique caetano disse...

em SP um grupo de Skinheads participou da Marcha Contra Homofobia e da Parada do Orgulho LGBT. Eles tem um blog, tb: http://rash-sp.blogspot.com/