terça-feira, 21 de abril de 2009

US$ 4,1 trilhões de dólares

São as estimativas do FMI para as perdas do setor financeiro dos Estados Unidos, Europa e Japão, entre 2007 e 2010. O valor é maior que o PIB da Alemanha e praticamente o PIB do Japão. Dois terços desse rombo estaria localizado nos bancos e seriam proveniente fundamentalmente pela derrubada do valor dos ativos nesses países, que estaria na casa 2,7 trilhões de dólares

Leia aqui.

2 comentários:

permabear disse...

O pacote de 1 trilhão que o governo do Obama liberou para salvar os bancos não vai dar pra cobrir nem um terço das perdas previstas pelo FMI!

E olha que o FMI ainda está subestimando as perdas dos bancos da Europa Ocidental com os empréstimos feitos aos países do Leste Europeu cujas economias estão desmoronando; e subestimando também as perdas das instituições financeiras americanas com a enorme crise no mercado imboliário comercial (shopping centers, escritórios e lojas) que está ainda apenas começando, mas vai ser PIOR do que a crise no mercado imobiliário residencial.

No final das contas, as perdas poderão passar facilmente dos 10 trilhões, e arrastar a maioria dos grandes bancos dos EUA e Europa para o mesmo destino do Lehman Brothers: a falência.

E quanto mais o governo dos EUA tenta, inutilmente, salvar os bancos com dinheiro público, mais aumenta o endividamento do Estado americano, o que poderá levar em um futuro não muito distante (2010 ou 2011) a consequências castatróficas como hiper-inflação (no melhor estilo brasileiro da era Sarney) ou moratória da dívida.

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber se o nome do blog de vocês (blog MOLOTOV) é em homenagem ao grande comunista russo Molotov que era grande defensor de Stálin, ou se é em homenagem ao coquetel Molotov que o PSTU chama de terrorismo quando as massas usam em passeatas radicalizadas?
Agaurdo resposta... abraços!