quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Atualização: Embraer divulga números

A Embraer acaba de publicar nota à imprensa sobre as demissões. Segundo os dados oficiais da empresa, "as reduções representam cerca de 20% do efetivo de 21.362 empregados da Empresa e se concentram na mão-de-obra operacional, administrativa e lideranças, incluindo a eliminação de um nível hierárquico de sua estrutura gerencial".

A nota ainda diz, cinicamente, que "a Embraer expressa seu profundo respeito às pessoas que ora deixam suas posições na Empresa. Respeito pelo trabalho que desenvolveram, pelo tempo de convívio profissional e pessoal, pelo momento difícil que atravessam".

A culpa, mais uma vez, é da crise: "como decorrência da crise sem precedentes que afeta a economia global, em particular o setor de transporte aéreo, tornou-se inevitável efetivar uma revisão de sua base de custos e de seu efetivo de pessoal, adequando-os à nova realidade de demanda por aeronaves comerciais e executivas".

Mas quem vai pagar? Os trabalhadores? Não!

Solidarizamo-nos com todos os demtidos da Embraer e nos colocamos à disposição para lutar por seus empregos lado a lado e resistir a novos ataques.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esta mais do que na hora de atitudes mais radicais, como pedir o imediato impedimento do Corrupto e Lacaio Lula. Cada vez fica mais claro que ele, devido aos lacos que mantem com o Capital, nao tem condicoes de gerenciar esta crise do Sistema Capitalista. Alem das medidas emergencias e pontuais em cada local de demissoes tem que se comecar uma campanha nacional, tambem urgente, de FORA LULA!!!!!

E que seja formado UM GOVERNO DOS TRABALHADORES JAHHHHHHHHHHHH!!!!!!

Saudacoes Socialistas

Anônimo disse...

participei como militante da CS da primeira greve da Embraer, no início dos anos 80, a fabrica era área de segurança nacional, o presidente era o cel. Ozyres, linha dura ligado ao grupo do Médici, começamos a parar a planta ainda de madrugada, junto com o nosso pres. o Ernesto Gradella paramos toda a produção do então "bandeirante", foi uma vitória contra a ditadura principalmente.
A saída é o sindicato propor a ocupação da fabrica de S José pelos demitidos, ir ao pres. Lula, demissões não podem ser financiadas com dinheiro público e por fim lutar pela re-estatização e o rompimento do contrato com a ind. portugesa.
Apoio total aos trabalhadores demitidos e suas famílias!

rubro zorro disse...

Tinha que todo mundo entrar lá e só sair depois de uma resposta do governo/empresa.
Acho pouco dizer que "o sindicato já vinha avisando"...sindicato não é agência de notícias!
O problema da embraer é grave por acontecer em uma região onde havia resistência à onda de flexibilização de direitos/redução de salários.
Imaginem o impacto desta onda de demissões no ânimo dos trabalhadores e seu exemplo para todo o país!
Se passar as demissões da embraer, todo o resto passa.
Pensem nisso.

Anônimo disse...

muito bom seu comentário rubro,em SP capital, a Farsa Sindical esta fazendo acordos para reduzir salários, outra coisa o reporter Kennedy Alencar em matéria na folha disse que Lula e o pres. da CUT sabiam das demmissões 3 dias antes.Como falei anteriormente, a saída é a ocupação da fabrica de SJosé, já fui militante da CS nos anos 70/80 e sei que esta seria a proposta de Nahuel.

Anônimo disse...

Eh logico que eh nao seria insano de dizer que a Conlutas e o Sindicato, nao deve ir ao Lacaio Lula, exigir dele uma postura e acao.

Mas...Da forma que estao redigidas algumas materias, aqui e no sitio do PSTU dah ateh a impressao que alguem acredite que ele vah ajudar a resolver alguma coisa.

E cuidado, o cara eh tao traira, que se a mobilizacao conseguir revertar as demissoes, na verdade a unica forma de faze-lo, o Canalha eh capaz de dizer que foi ele que conseguiu reverter.

Saudacoes Socialistas

Anônimo disse...

É, "Anonimo" aí de cima, mas pode ter CERTEZA que o PSTU sabe que o Lula não vai mover uma palha contra essas demissões.

O problema é que a peãozada NÃO SABE. Ainda há MUITA confusão entre os trabalhadores, muitos deles ainda acreditam no Lula.

Por isso q o PSTU tem que fazer esse tipo de exigência, para desmascarar o governo frente aos trabalhadores, para AÍ SIM partir para uma ação mais radicalizada.

\\//

Anônimo disse...

Caro Thiago Baptista

Nao tenho duvidas de que o PSTU sabe disto que sabemos.

O que me preocupa eh nao deixar claro, isto ai que voce fala, ateh para a "peaozada" nao ter surpresas depois. Deixando claro, eu apenas acho que dah forma que estao redigidas algumas notas ou materias, nao intencionalmente mas estah, dah a impressao que se bota o minimo de credibilidade no Maior Canalha, Lacaio, Corrupto e Traidor da Classe Trabalhadors.

Esta mais do que na hora de perdermos, se um dia houve algum, o minimo de respeito por este Canalha e a corja de Fascistas e Corruptos que ele se cerca.

E eu acho que se as acoes radicais jah houvessem comecado, talvez jah teriamos evitado muitas demissoes. Estamos esperando demais para agir de forma extremamente radical. Se no Primeiro Mundo, onde temos seguro desemprego, os trabalhadores tem poupanca, os salarios sao muito maires do que os nossos (sao exploradoes tambem, mas num grau menor) eles jah tem feito acoes muito mais radicais, por que ficariamos nos, do Terceiro Mundo, parados esperando reuniozinhas com o Canalha??
Onde a crise do Capitalismo vai pegar mais profundamente!!! Ou alguem acha que esta bobagem que a crise serah igual para todos??!! A Crise vai pegar e muito mais forte nos Paises Subdesenvolvidos que exportam commodittes para o Primeiro Mundo, que nao tem mercado interno (como a imprensa burguesa, mente o tempo todo) e tem as maiores dividas do mundo indexadas aos maiores juros do mundo. Portanto daqui devem sair as medidas mais radicais.

Eu que postei aquele primeiro "protesto". Esta mais do que na hora de pedir a cabeca do Canalha. Eh evidente que todo mundo sabe que esta eh uma crise do Capitalismo, soh que se ficarmos soh batendo nesta tecla ideologica, e verdadeira eh obvio, a gente corre o risco de achar que nao tem mesmo o que fazer, jah que a crise eh inevitavel.

Ai eh que esta a minha preocupacao, que a crise eh inerente ao Capitalismo todo mundo razoavelmente politizado sabe disto, mas temos que cobrar, de imediato as cabecas que mesmo dentro do Capitalismo, o tornaram tao Criminoso. Nao estou propondo um Capitalismo boozinho e sim imediantamente cobrar de que o implementa as raias da submissao a sua responsabilidade.

Portanto, EH FORA LULA JAHHHHHH!!!!

Saudacoes Socialistas

Anônimo disse...

Caro Thiago Baptista

Veja a "Manchete" do Sitio do PSTU: "Sindicato cobra do governo Lula uma ação imediata contra a empresa".

Ora...Ninguem cobra de alguem algo que sabe que nao receberah. Este eh o phoda da coisa dah a impressao que
alguma cobranca irah ter efeito.

Saudacoes Socialistas