sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Rebelião nas Antilhas francesas


Guadalupe e Martinica são duas ilhas caribenhas, cada uma com pouco mais de 400 mil habitantes, ambas colônias francesas.

Desde o dia 20 de janeiro último, Guadalupe vem sendo sacudida por uma greve geral que paralisou a ilha. Os trabalhadores e o povo protestam contra a carestia e as consequências da crise. Uma manifestação chegou a reunir 100.000 pessoas nas ruas (quase 25% da população).

Em 5 de fevereiro, o povo trabalhador da ilha de Martinica seguiu o exemplo de Guadalupe, e iniciou também uma greve geral. Manifestações chegaram a reunir 25 mil pessoas.

As autoridades francesas responderam ao levante nas colônias antilhanas com repressão: aumentaram o contingente de policiais anti-distúrbios, e um sindicalista foi morto em Guadalupe.

O GSI (Grupo Socialista Internacionalista), seção da LIT (Liga Internacional dos Trabalhadores) na França, publicou em seu site uma declaração em apoio à heróica e persistente greve geral nas Antilhas francesas. A declaração afirma que este exemplo deve ser seguido na "metrópole", onde os trabalhadores devem dar prosseguimento à grande jornada de luta de 29 de janeiro (na qual 2 milhões e meio de pessoas saíram às ruas em todo o país), organizando uma greve geral por tempo indeterminado para derrubar o governo de Sarkozy, que tenta administrar a crise capitalista jogando todo o peso sobre as costas da classe trabalhadora, para salvar os bancos e grandes empresas.

Nenhum comentário: