terça-feira, 29 de julho de 2008

Leia entrevistas de Vera Lúcia, candidata a prefeita de Aracaju

Nossa companheira Vera Lúcia concedeu nos útlimos dias entrevistas para o Jornal da Cidade e para o Jornal do Dia.

Abaixo destacamos dois trechos das entrevistas. O primeiro trecho se trata da resposta se ela não teme perder votos com a radicalidade de sua candidatura. Eis a pergunta e a resposta de Vera.

JD- O PSTU é visto como um partido muito radical, com movimentos contra o FMI, de defesa da suspensão do pagamento da dívida externa, além de outras bandeiras que foram levantadas. A senhora não teme que essa radicalidade venha a lhe tirar votos na eleição?

Vera - Olha, se vai tirar votos é uma pena, porque os candidatos que até hoje têm se comprometido com a cartilha do Fundo Monetário Internacional (FMI) têm garantido aos trabalhadores mais miséria, mais precariedade nos seus serviços e a vida do povo não tem melhorado. Nós continuamos dizendo e vamos continuar afirmando que é necessário, para atender os interesses da classe trabalhadora desse País, romper com o pagamento da divida interna e externa, e essa é uma necessidade para atender os problemas que a nossa classe vive hoje, a exemplo da saúde, do transporte e da moradia. Boa parte do Orçamento Geral da União é destinada para o pagamento da divida externa. Então, como é que nós podemos dizer, e ai fica um programa falso, que vai resolver os problemas dos trabalhadores apenas com o Orçamento do Município, se você não discute todo o montante dos impostos que são arrecadados e que boa parte deles vai parar nos bolsos dos banqueiros.

O nossa programa não é apenas para chamar os trabalhadores para o voto porque nós não temos ilusão na eleição, até porque, se ela resolvesse os problemas da nossa classe, com certeza não teríamos problema nenhum. Nós somos convocados a votar a cada dois anos, e o que agente observa com o resultado desse processo é o aprofundamento ainda mais da precarização, do arrocho salarial e do distanciamento social que há entre a classe trabalhadora e a classe dominante deste país. O nosso programa visa prioritariamente chamar os trabalhadores para a sua luta direta, para a luta em defesa dos seus interesses e para mobilizar e organizar a nossa classe em busca dos nossos interesses. Se for via eleição, ótimo se conseguir eleger, e se não eleger vamos continuar na luta.

O segundo trecho trata da resposta de Vera de como se sustentará financeiramente a campanha da Frente de Esquerda.

Será uma campanha modesta, já que será sustentada pelos trabalhadores que nos apóiam. Acreditamos que o nosso gasto será o suficiente para nosso objetivo, que é apresentar um programa classista e socialista nas eleições municipais, tarefa essa abandonada há anos pelo PT e PCdoB. Nos orgulhamos dessa modesta campanha pelo fato de ser sustentada pelo dinheiro suado de nossa classe. Diferentemente das outras candidaturas (DEM, PSDB, PMDB, PT, PCdoB,...) que receberão dinheiro dos grandes empresários, empreiteiras e latifundiários, que depois cobrarão a fatura de seus investimentos, pois como diz o ditado “quem contrata a banda escolhe a música”. Para manter nossa independência política é preciso garantir nossa independência financeira. Assim, nossa campanha será mantida com nosso esforço, militando junto aos trabalhadores de diversas categorias. Não afirmaremos aqui que a verba de nossa campanha é suficiente para ganhar a eleição, só temos a certeza de que não é dinheiro sujo vindo de esquemas de corrupção desviados em malas, cuecas e outros meios.

Leia as entrevistas completas aqui e aqui.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ouça entrevista de Kátia Telles à rádio CBN

No dia 17 de julho nossa companheira Kátia Telles, candidata a prefeita de Recife, participou de entrevista à Rádio CBN aonde defendeu um programa para a classe trabalhadora de Recife.

A entrevista está em dois áudios que postamos aqui. É clicar no play e ouvir os 45 minutos de enfrentamento de Kátia contra a visão reformista de que os problemas de uma cidade como Recife se resolve discutindo semáforos e os buracos na rua.

sábado, 26 de julho de 2008

Rio: mais de 200 ativistas pela retirada das tropas brasileiras do Haiti

rj-haiti

por André Freire 

Na noite de 24 de julho, última quinta-feira, mais de 200 ativistas participam de um ato no Rio de Janeiro contra a ocupação das tropas brasileiras no Haiti. Esteve presente na atividade DIDIER DOMINIQUE, dirigente da Batalha Operária, organização haitiana que luta pela retirada das tropas da ONU daquele país.

O evento foi convocado pela CONLUTAS-RJ, pelo Jubileu Sul, MST, IDDH, PACS, entre outras entidades. Como o auditório da Câmara Municipal ficou pequeno, a finalização da atividade acabou sendo nas escadarias da Casa, em plena Praça da Cinelândia, palco das grandes manifestações políticas cariocas.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Datafolha mostra Vanessa Portugal com 6%

datafolha-bh

Datafolha publicou ontem, dia 24, a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Belo Horizonte que mostra nossa companheira Vanessa Portugal em terceiro lugar com 6% das intenções de voto. A pesquisa mostra ainda que Vanessa "tem mais votos entre os eleitores mais jovens (9%), com ensino médio (8%), que ganham de dois a cinco salários mínimos (8%)".

Leia o relatório sobre a pesquisa aqui.

Lute: MST invade fazenda de Dantas

improdutiva_Lute

Lute

Treze por cento

juros_aroeira2 

Aroeira

juros_iotti

Iotti

juros_myrria

Myrria

juros_rico

Rico

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Portal da LIT-QI divulga êxito do Encontro Latino Americano e Caribenho

LIT-ELAC

No último dia 20, portal da LIT publicou uma avaliação sobre a realização do ELAC nos dias 7 e 8 em em Betim. A avaliação pode ser lida em espanhol aqui.

terça-feira, 22 de julho de 2008

A aliança PT e PSDB em charges

alianca-pt-psdb_thomate 

Thomate

alianca-pt-psdb 

Duke

alianca-pt-psdb_sponholz 

Sponholz

PT e PSDB juntinhos em 1.130 cidades

pt-e-psdb-juntinhosO jornal "O Estado de São Paulo" noticiou hoje que apesar da decisão da direção nacioanal do PT sobre Belo Horizonte, a aliança entre petistas e tucanos está formalizada até agora em 1130 cidades por todo o país, ou "20,3% do total dos 5.565 municípios existentes no Brasil".

A notícia pode ser lida aqui.

Em São Luis, Welbson apresenta estatização como solução para o problema de transporte

welbsonmadeiraWelbson Madeira, candidato a prefeito de São Luis pelo PSTU, participou da segunda rodada de entrevistas na rádio Mirante AM. Durante a entrevista, Welbson denunciou as demais candidaturas e defendeu entre outras o coisas a estatização do transporte coletivo de São Luis.

"Nossa proposta é criar a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) para que a população de fato possa ter um transporte de qualidade. Nessa perspectiva o valor da passagem terá preço de custo e os estudantes terão passe livre."

A notícia está do portal imirante.com.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

TVCOM impede Joaninha de participar de debate eleitoral em Florianópolis

Joaninha de Oliveira é a prefeiturável do PSTU na capital santacatarinense. Hoje pela manhã, dia 21, a TVCOM realizou o primeiro debate eleitoral da cidade e se valendo do artigo 23, da resolução nº 22.718/2008 do Tribunal Superior Eleitoral eleitoral que desobriga os meios de comunicação de convidar a debates partidos que não possuam representação do Estado na Câmara dos Deputados. Obviamente uma regra pra lá de draconiana que loteia o espaço para os debate de idéias entre os que estão no poder.

Como forma de compensar a falta de democracia foi cedido a Joaninha uma declaração de quatro minutos para ser exibido ao final do debate. O portal clicRBS publicou na sua área de videos a delcaração de Joaninha que colamos aqui.

B´tselem divulga video de soldado israelense atirando em palestino a queima roupa

A organização israelense pelos direitos humanos B´tselem divulgou ontem um video gravado por uma jovem palestina de 14 anos que mostra o palestino Ashraf Abu Rahma, 27 anos, vendado e de mãos atadas, recebendo um tiro de bala de aço recoberta de borracha a uma distância de 1 metro e meio do seu agressor, um soldado israelense.

A cena faz parte da mais pura normalidade sionista que pratica os mais diferentes e imagináveis tipos de brutalidade contra o povo árabe. O anormal fica por conta da cena ter sido gravada e estar disponível na internet para quem quiser assistir.

domingo, 20 de julho de 2008

Resumo da semana nas charges de Amâncio

Meu camarada Amâncio me enviou duas charges que são um pequeno resumo da semana. Faltou uma das greves, Amâncio.

amancio_chapeuzinho

charge_ladroes

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Cacciola no Brasil

cacciola_amarildo

Amarildo

cacciola_novaes 

Novaes

cacciola_padron

Padron

cacciola_paixao

Paixão

cacciola_solda 

Solda

Guilherme Tell a la PM brasileira

Muito boa a sacada do Orlandeli na sua versão do Guilherme Tell moderno. "Pegamos a maçã". :D

guilherme-tell-moderno_orlandeli

Como surgiu o Homem Traíra*

O nosso camarada Pedro Villa, de uma cidadezinha do interior paulista, enviou uma crônica muito interessante. Ele descobriu um ser mutante, um pelego que parece operário e que acha que de tanto admirar o patrão se bandeou para o lado dele. Abaixo, vamos publicar o texto do Pedro. Mas atenção: qualquer semelhança entre fatos e nomes é mera coincidência.


Há muito, muito tempo, numa fábrica não muito distante, trabalhou o torneiro mecânico Paulo Pereira Feijó, mais conhecido como Dedão. Apelido peculiar, graças ao desproporcional dedo indicador da mão direita. Enquanto um dedo normal mede de 7 a 8 centímetros, o de Paulo tem exatamente 11. E olha que ele é um cara de estatura mediana.

Paulo ou Feijó – como você, ilustre leitor ou leitora quiser chama-lo – com muito custo conseguiu entrar nessa fábrica. Adora contar para os outros operários como foi dura sua vida.

– É, cambada, foi com mucho custo que tô aqui hoje. Já trabalhei de faxineiro, encanador, camelô, chapeiro de padaria, porteiro de motel e, agora, graças ao curso do Senai e um primo que me deu uma forcinha, sou ajudante de produção.

– Ochê! – retruca o Zé – mas quanta coisa mesmo, hein! Tu já fez de tudo moço.

– Labutei até no roçado! Quando menino, trabalhei na roça com meus pais e irmãos.

– Que vida, hein?! – admira-se Carlão.

– Mas não parei não. Ainda vou ser torneiro mecânico. To até estudando pra isso, num sabe. E tenho um primo que trabalha aí no escritório que é amigo dos home e que vai tentar me colocar pra trabalhar com a máquina.

– Já vi que esse cabra é perigoso... – cochicha o Zé com Carlão.

Dedão costumava sempre trabalhar direitinho, sempre correndo pra lá e pra cá. Às vezes, parecia uma barata tonta. A gente desconfiava, inclusive, que ele, na verdade, mais enrolava do que de fato trabalhava. Podem dizer o que quiserem, mas ninguém engana peão, não! Cara que fica na correria, na verdade, quer passar uma imagem de que trabalha demais.

Fora sua correria exagerada e seu puxassaquismo, até que é um cara legal. Nos dias de horas-extras de fim-de-semana, ele trazia bolo de fubá feito por sua gentil esposa. Sabe tudo de futebol e conta piadas engraçadíssimas.

O seu pior defeito é não assumir os erros que comete. O cara se transforma e sai logo acusando quem estiver na frente. Graças a essa habilidade de ser liso igual quiabo e ficar apontando culpados para os erros em vez de assumi-los e por ter um dedo desproporcional, evoluímos seu apelido de Dedão para DDI: Dedo-Duro-Indicador. Ele não gostou não. Mas fazer o quê?

Um dia, se não me engano numa quarta-feira, o Sr. Willian, gerente e dono da empresa, desceu até a fábrica para fazer uma inspeção surpresa. Ele diz que faz isso para ficar mais próximo dos “colaboradores”, e sentir como está a fábrica. Mas a gente sabe que, na verdade, ele vem é pra fiscalizar a peãozada.

Numa dessas visitas, esse lazarento demitiu um rapazinho só porque ele usava piercing e tinha uma tatuagem de uma banda de rock no antebraço. O maldito cismou com a tatuagem de uma caveira segurando uma bandeira do Brasil. O patrão disse que aquilo era uma ofensa à moral e à pátria. O garoto tentou argumentar que aquela imagem era de uma banda de rock. Se não me engano era uma tal de “Airon Maidi”. Depois desse dia, passamos a chama-lo de Patrão Caramulhão. É pesado, mas não conseguimos achar um apelido legal que combinasse com o Sr. Willian.

Pois então, voltando ao assunto. No dia em que o Sr. Willian desceu, ele passou pelo DDI, olhou, perguntou o nome. E com ar de quem já tinha ouvido falar dele, perguntou:

– Você, por acaso, é Paulo Pereira Feijó? Primo do Conrado da engenharia?

– Sim, senhor!

– Pois bem, me diga uma coisa...

– Sim, senhor!

– Gosta de pescar?

– Sim, senhor!

– Então vou te convidar pra uma pescaria esse sábado, numa lagoa perto do meu sítio. Topa?

– Sim, senhor! Ah, mas sábado tenho quer vir fazer hora-extra, já fui escalado no banco de horas.

– Esquece, vou conversar com seu encarregado. Sábado me espere, aqui em frente à fábrica, às 7h30. Passo pra te pegar, ok?

– Sim, senhor!

– Ah, e vou te chamar de Paulinho. Acho mais familiar.

O Caramulhão marcou com ele às 7h30 pra gente não ver os dois no portão da fábrica. A gente entra às 6h pra trabalhar. Mas a gente deu um jeito de espiar pela janela do almoxarifado.

Pois bem, lá estava DDI com suas velhas tralhas de pesca. Lá se foi ele pescar com o patrão.

Chegaram ao sítio do Sr. Willian e foram direto para a lagoa. O patrão não quis dar o gosto ao peão de conhecer a casa. Afinal, cada um no seu lugar.

Pegaram o barco e foram lagoa a dentro. Usando lambaris como isca, a chance de pegar um peixe grande aumenta. A lagoa é grande e bonita. Antes era muito freqüentada pela população da cidade próxima. Mas quando o patrão comprou o terreno do seu sítio, a lagoa passou a ser freqüentada só por ele e por sua família. O lazarento até mandou cercar em volta da lagoa e colocou capangas armados pra tomarem conta. Deixem eu corrigir: sítio é muita modéstia. Na verdade, é uma baita fazenda. O cara cria umas centenas de cabeça de gado. Eita que o dinheiro do nosso trabalho vai tudo aí!

Estavam lá, Patrão Caramulhão e DDI. O peão, tímido e intimidado pela presença do patrão falava muito pouco. Tentava puxar um assunto ou outro, mas o Caramulhão papeava pouco. Esses caras fazem isso para intimidar mesmo. Num papo e outro, o patrão puxa o assunto:

– É Paulinho, bonito esse lugar, não?

– Sim, seu Willian!

– Então fica esperto aí com essa vara, pois aqui dá umas traíras graúdas, viu?

– Fica tranqüilo patrão!

Não deu outra. Depois de mais de 20 minutos sem nenhum beliscão, uma bela de uma traíra fisgou o anzol de Paulo. Foi daquelas de o cara tomar um susto. A traíra era tão grande que quase o derrubou na água. Foi puxa pra lá, puxa pra cá, e o maldito peixe resistia como uma fera. O próprio patrão ficou espantado, pensou nunca ter visto um peixe desse tamanho e força. Até disse que, se fosse em alto mar, arriscaria dizer que era um tubarão. Mas todos sabem como pescador costuma aumentar as histórias, né?

Bem, Paulo foi mais forte e estava conseguindo cansar o peixe para trazer à superfície, perto do barco. Claro que a orientação era dada pelo patrão. Paulo, na verdade, só sabia pescar de varinha de bambu em beira de barranco. Ao falar que sabia pescar para o patrão, ele estava interessado em se aproximar do homem e tentar arrumar uma boquinha melhor na empresa, como torneiro mecânico.

Foi quando depois de uns confusos sete minutos o peixe surgiu na superfície.

– Paulinho, a bicha é brava demais! Pega um saco e coloca ela dentro, até parar de se debater.

– Aé, né? O senhor está certo. Mas a danada não quer sair da água de jeito maneira!

Depois de muito esforço e orientação do patrão, Paulo conseguiu colocar a traíra no saco. O patrão, já todo cheio de inveja por ter sido um peão a pegar aquele belo e grande peixe, já começava a matutar em convencer o pobre funcionário a dar o peixe para ele. Pensava que, afinal de contas, o peixe é da lagoa e a lagoa está em suas terras. Logo...

Este peixe é conhecido por ter gênio arredio e ser mestre na arte da traição. Traição porque ele finge estar morto ou cansado para, no melhor momento, tentar escapar das garras do predador, seja da água, seja um pescador vacilão.

O desejado peixe começava a parar de se debater e se aquietar. Paulo estava orgulhoso. Batia a mão no peito e se gabava por ter pescado tal criatura. Já estava até pensando em quando chegassem à margem da lagoa, no rancho do patrão. Iria pedir o celular de última geração para tirar uma foto e mostrar pra peãozada da fábrica. Mas nem imaginava ele o que o patrão estava tramando ao olhá-lo com inveja. O invejoso queria mesmo é que o peão desse o peixe para ele.

Foi quando, por uma fração de segundos, o peixe começou a se debater.

– Puxa o saco, Paulinho!

Foi quando, por um deslize daqueles enganatórios das enganações que costumam enganar até os mais enganados, Paulo se enganou. Ele simplesmente errou de...
– Saco!!!! Porra, larga meu saco, Paulinho!

Paulo, ao invés de puxar o saco com o ilustre peixe, se enganou e puxou o saco do patrão. Esse grave engano lhe marcaria para o resto da vida. Ao tentar pegar o saco com o peixe que já ia em fuga para a água, Paulo foi mordido pela traíra.

E a transmutação se deu! A partir de agora a traíra faria parte de do íntimo de Paulo Pereira Feijó.

– Caralho, lazarento, peixe filho de uma égua! – esbravejava Paulinho.

– Olha o respeito, homem! – repreendeu o patrão.

– Sim senhor! Tudo o que o senhor quiser.

– Como assim? Você está bem?

– Sim senhor, estou ótimo, pois estou pescando com o senhor e estou aqui para ajudar e servir o patrão no que quiser.

– Que papo de baitola. Mais me diz aqui, está disposto a me ajudar em tudo mesmo?

– Sim senhor! Estou aqui para colaborar com o senhor meu gestor no que precisar.

– Então faz o seguinte, começa me falando o nome dos peões da fábrica, que foram no sindicato semana passada para me denunciar.

– Essa é fácil! Foi J, B, R, T, Re, A.**


É leitores e leitoras... Paulo Pereira Feijó – ou DDI – ficou conhecido como o “Homem-Traíra”. O herói dos puxa-sacos, fiel amigo dos patrões e arquiinimigo dos trabalhadores. Fique esperto, ele aparece quando menos se espera para dar uma alcagüetada.


*Segundo o dicionário Aurélio, Traíra é “certo peixe carnívoro”
**Os nomes dos trabalhadores alcagüetados pelo Homem-Traíra foram abreviados pelas iniciais para evitar mais alcagüetagens. Vai que, de repente, uma história dessas possa ter acontecido, coincidentemente, onde você trabalha...


Gostaria de agradecer a meus amigos Feijão, Maria Juana e Ludwig Van Beethoven por ajudarem na inspiração.

Pedro Villa
Julho de 2008

"A necessidade do socialismo é absoluta no país"

maringa-ana-pagamunici

O blogueiro Wilson Rezende deixou no nosso arremesso anterior o protesto sobre a candidatura a prefeitura de Maringá pelo PSTU. Ana Pagamunici é presidenta licenciada do Sismmar -Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá.

A imagem acima foi obtida do blog do Wilson Rezende e dá uma idéia de como será feita a campanha em Maringá pela companheira Ana Pagamunici e demais companheiros do PSTU.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Pesquisa eleitoral em Belo Horizonte aponta 5% para Vanessa Portugal

bh-corrida-para-prefeitura

A edição deste domingo do Estado de Minas trouxe o resultado da primeira pesquisa eleitoral realizado pelo EM Data e mostra Vanessa Portugal (PSTU) com 5% das intenções de voto ficando acima inclusive das candidaturas do PSB, PDT e DEM. Transformado em votos, isso significaria hoje, algo em torno de 87752* eleitores simpáticos ao perfil de uma candidatura socialista e revolucionária como a de Vanessa Portugal.

Todos os lutadores belohorizontinos honestos estão diante de um grande desafio que é não só o de manter esse número como o de ampliá-lo. Sabemos que na trincheira da luta eleitoral os revolucionários normalmente não levam a melhor, até porque não temos diante de nós nenhum ascensco generalizado no movimento de massas. Também é bom que se diga que existe uma tendência natural a esse número diminuir na medida em que se aproximar o dia 5 de outubro, e aumentar o peso do voto útil. Mas mesmo assim não está escrito em lugar nenhum que este número inclusive não possa aumentar na medida em que a campanha eleitoral tomar as ruas.

Estamos no processo eleitoral para disputar a consciência dos trabalhadores e na medida em que eles votarão, o voto em Vanessa será uma expressão sim dessa disputa de consciência. Às ruas camaradas.

* Número de eleitores corrigido graças ao protesto do blogonauta "professor de matemática".

segunda-feira, 14 de julho de 2008

E já tem gente se antecipando...

eu-nao-conheco-odantas_flavio Flávio

"Onda de paralisações surpreende governo"

onda-de-paralisacoes-surpreende É o título do artigo de Luciano Pires, publicado na edição de sexta, dia 11, do Correio Braziliense.

O artigo informa que "Apesar dos protestos e do discurso inflamado de alguns setores da administração pública, o Ministério do Planejamento alertou os sindicatos de que as propostas de aumento pouco mudarão". Segundo a matéria, o governo mesmo não estando disposto a ceder, conta com o fim próximo de duas paralisações: a da Embrapa e a dos Correios. A primeira o governo trabalhou para tenter vencer no cansaço e a segunda tenta fechar em conjunto com a CUT e com o auxílio do TST um acordo rebaixado.

Leia o artigo completo aqui.

Greve dos trabalhadores dos correios completa duas semanas

greve-dos-correios-14dias Segue com força a greve dos trabalhadores da ECT que reivindica o cumprimento do acordo firmado com o governo Lula e descumprido já por duas vezes. Em vários locais do país os ecetistas realizam ações para forçar o governo a cumprir os acordos firmados anteriormente de incorporação de adicional de risco de 30% para os carteiros, além da reivindicação de revisão na participação dos lucros na ECT e a não implementação do PCCS do governo que insitiui o trabalhador "bom-bril" na empresa.

Segundo artigo da Folha Online, em Brasília hoje pela manhã, cerca de 600 funcionários da ECT realizaram protesto em frente ao Palácio do Planalto. Está marcarda para amanhã retomada de audiência no TST entre governo e trabalhadores.

É preciso encher de solidariedade a luta dos trabalhadores dos correios.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O caso da prisão de Dantas e companhia em charges

dantas_frank

Frank

dantas-preso-solto_frank

Frank

livre_claudio

Cláudio

amancio_ratoeira

Amâncio

Mais uma "medalha" para o Portal do PSTU no YouTube e menções honrosas para os videos da cobertura do Congresso da Conlutas.

Atingimos hoje a marca das 100 contas mais assistidas no dia com a 75ª posição com 162 exibições de video durante o dia.

Nossos videos também receberam uma série de menções honrosas por estar entre os videos mais assistidos, mais "favoritados" ou mais avaliados da semana ou do mês.

Segue lista de "premiações" de nossa cobertura.

  1. "Valério Arcary na abertura do I Congresso da Conlutas" em uma semana foi assistido mais de 1200 vezes e ficou entre os mais avaliados do mês.
  2. "Atnágoras defende a tese 1" recebeu TRÊS menções honrosas.
  3. "Valério Arcary defende a IV Internacional" recebeu QUATRO menções, entre elas a de "Top 10" dos videos marcados como favoritos no YouTube:
  4. "Dayse fala sobre a luta anti-racista a partir da Conlutas" ficou entre os 100 mais vistos.
  5. "Valério Arcary fala sobre unidade e democracia na Conlutas" ficou entre os 30 mais vistos e entre os 50 mais avaliados
  6. "I Congresso da Conlutas chega ao fim" recebeu também duas menções.

Como os links que listamos são para conteúdos dinâmicos não necessariamente estaremos ainda com as mesmas marcas amanhã por exemplo. Mas de toda forma fica registrado aqui o "desempenho" de nossa conta.

Ivan Valente pede readmissão de Dirceu Travesso

"...demitir Dirceu Travesso é parte do plano de enfraquecer qualquer luta contra as demissões em curso e contra os planos do governo Serra de vender a Nossa Caixa e outras estatais paulistas, como a Cesp, o Metrô, a Sabesp, a CMTU e o CDHU"

Deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) em pronunciamento na sala de sessões da câmara de deputados, no dia 24 de junho. Leia aqui.

Saudação de Ken Loach ao ELAC

ken-loach-elac O cineasta britânico Ken Loach enviou uma saudação ao Encontro Latino Americano e Caribenho que foi lido durante o Congresso da Conlutas e que dá sinais da importância da realização do ELAC:

Ao Elac,

Saudações ao Encontro Latino-Americano e Caribenho de Trabalhadores. Nos últimos anos, nós nos acostumamos a olhar para vocês buscando sinais de uma luta classes ativa. No nosso país, como na maioria da Europa, a maioria dos políticos e dirigentes sindicais atuam na defesa e em nome das grandes empresas, impondo privatizações que resultam em inevitáveis ataques aos trabalhadores, seus salários e condições de vida, dizendo a eles que não há outra alternativa.

Sua conferência demonstra que há uma outra alternativa: nós podemos viver em paz, nos apoiando mutuamente; nós podemos nos tratar com respeito e tolerância; não é necessário explorar, enganar, roubar e fazer guerras. Nós podemos - na verdade, nos deveríamos – cuidar dos recursos humanos para que as futuras gerações possam viver.

É uma luta longa. Qualquer vitória, por menor que seja, é motivo de encorajamento para todos nós. Boa sorte!

Um caloroso abraço e desejo de sucessso.

Ken Loach

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Veja as avaliações de Zé Maria e Atnágoras sobre o Congresso da Conlutas

Tal como falamos no "arremesso" anterior fizemos dois videos de avaliação do Congresso, um com Zé Maria e outro com Atnágoras, que não tínhamos tido condições de subir para o YouTube. Pois bem, ei-los:

Ah, só pra não deixar passar em branco: Estamos entre os 30 mais assistidos da semana. :)

Conta do Portal do PSTU no YouTube está entre as mais assistidas desta semana

youtube-pstu-premiado Durante o Congresso da Conlutas divulgamos 6 videos no YouTube que de tão assistidos fizeram com que nossa conta no YouTube recebesse uma "medalha" pela trigéssima sexta colocação das contas brasileiras do YouTube mais assistidas da semana.

E isso é porque não conseguimos nem gravar todos os videos que queríamos e nem sequer publicar todos os videos que registramos. Fizemos uma entrevista com o Zé Maria e outra com o Atnágoras no intervalo do almoço do último dia com a avaliação do Congresso que simplesmente não deu tempo publicar. Tínhamos ainda uma agenda de pequenas gravações no estilo da feita com a Dayse que ficou só na vontade.

Registro aqui nossa satisfação (em especial a minha) pelo "Most Viewed (This Week)" que mostra que temos bastante espaço e audiência para mais iniciativas como as que tivemos no I Congresso da Conlutas.

Até o presente momento a quantidade de exibição dos seis videos está assim:

Valério Arcary na abertura do I ... 1076
Atnágoras defende a tese 1 603
Dayse fala sobre a luta anti-rac... 171
Valério Arcary defende a IV Inte... 220
Valério Arcary fala sobre unidad... 440

I Congresso da Conlutas chega ao...

308

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Ela veio pra ficar... inclusive nas charges

amorim_inflacao

Amorim 

charge_inflaçao_galopante

Amâncio 

em-alta_frank

Frank

tra-uma-cerveja_claudio

Cláudio

Oito dias de greve dos trabalhadores dos correios

greve-dos-correiosDesde o dia 01/07 os ecetistas estão em greve para exigir o cumprimento dos acordos firmados com o governo e descumpridos por duas vezes. Já são oito dias de greve que vem sendo tratado a banho-maria pela empresa e que a qualquer momento poderá ser sabotada pela direção cutista.

É urgente encher de solidariedade a greve dos correios, fazendo o chamado às CONLUTAS estaduais a que se incorporem aos piquetes e colocando nossas campanhas eleitorais à serviço da vitória dos ecetistas.

Abaixo segue quadro de greve do dia 08/07 obtido na página da FENTECT:

Sindicato Situação Adesão
AL Greve desde 01/07/08 90%
AM Greve desde 01/07/08 90%
BA

Greve desde 01/07/08

80%
BRU    
CAS

Greve desde 01/07/08

 
CE

Greve desde 01/07/08

85%
DF

Greve desde 01/07/08

80%
ES

Greve desde 01/07/08

 
GO

Greve desde 01/07/08

20%
JFA

Greve desde 01/07/08

 
MA

Greve desde 01/07/08

 
MG

Greve desde 01/07/08

40%
MT    
MS    
NO

Greve desde 01/07/08

70%
PA

Greve desde 01/07/08

80%
PB

Greve desde 01/07/08

80%
PE

Greve desde 01/07/08

90%
PI

Greve desde 01/07/08

70%
PR

Greve desde 01/07/08

70%
RJ

Greve desde 01/07/08

70%
RN

Greve desde 01/07/08

80%
RPO    
RR    
RS

Greve desde 01/07/08

50%
SC    
SE

Greve desde 01/07/08

70%
SJO

Greve desde 01/07/08

75%
SMA Não aprovou proposta da ECT  
TO Não aprovou proposta da ECT  
SP

Greve desde 01/07/08

80%
STS

Greve desde 01/07/08

 
URA    
VP 51

Greve desde 01/07/08

75%

Pedimos aos blogonautas ecetistas que nos enviem informes, se possível com fotos, para que os possamos repassar a todos os lutadores do país.

Leia no portal:

Seja um grileiro hoje... é fácil

Muito inteligente o novo video do Greenpeace Brasil: Seja um grileiro.

Enquete no blog

Faz tempo que não fazíamos uma enquete e essa é para saber o que os blogonautas que passam pelo blog Molotov acharam do Congresso da Conlutas. Para nós, e acreditamos que para todos os lutadores honestos do país, o Congresso da Conlutas foi um grande sucesso, um grande passo para a reorganização do movimento de massas brasileiro. Mas nem todos tem a mesma opinião como pudemos ver em muitos dos protestos postados na nossa área de comentários. É bem verdade que uma boa parte deles é de uma rapazianda que eu nem sei o que é que faz por aqui, deveriam procurar ou mesmo criar blogs e comunidades de maior afinidade com eles como algo do tipo "Sou ultra-esquerda e não desisto nunca" ou mesmo "Sou reaça até o dedinho do pé", mas de toda forma taí a enquete.

Saudações incendiárias a todos.

domingo, 6 de julho de 2008

Encerrado o I Congresso da Conlutas.

Abaixo um pequeno video com cenas do encerramento do Congresso da Conlutas.

Atnágoras convida operários a ingressar no PSTU

“Um ditado popular diz que trabalhador não deve se envolver em política. Isso é usado pelos patrões contra nós. Eles têm o sindicato deles, os partidos deles. Tem senadores e falam para gente não se meter em política para que nada mude. Para que eles mantenham a sua boa vida, enquanto nós só temos miséria, o problema é que o uísque deles é a doença de nossos filhos, nós temos que se meter em política sim”.

Atnágoras Lopes, em atividade de apresentação do PSTU para operários da construção civil de Belém, Fortaleza e da Revap. Leia mais no artigo "PSTU realiza plenária com mais de cem trabalhadores da construção civil", de Jeferson Choma.

Congresso saúda delegação do ELAC

"Brasil, Europa, América Central, a classe operária é internacional" e "Fora já daqui, Bush do Iraque e Lula do Haiti", foram as palavras de ordem gritadas por todo o plenário do Congresso após a fala do dirigente da Batay Ouvriye do Haiti, em nome de toda a delegação do ELAC, enquanto uma chuva de papel picado tomou conta do ginásio.

delegacao-elac

Congresso paralisa votações para homenagear a nova e a velha geração de lutadores

O Congresso da Conlutas paralisou ainda há pouco as votações para prestar homenagem aos lutadores e lutadoras da nova e da velha geração. Entre eles, Tia Lourdes do Ceará, de 78 anos, que compareceu com um chapéu de palha estilo "sombrero" com o protesto "Basta de homofobia".

homenagem-geracoes 

homenagem-geracoes-2

Sindicalista sueco destaca democracia no Congresso da Conlutas

“Na Suécia, os congressos sindicais ocorrem a portas fechadas, são eventos para somente 300, 400 dirigentes. A oportunidade de ver esses mais de três mil trabalhadores debatendo suas lutas em um espaço democrático é única”

Bilbo Göransson, sindicalista sueco. Retirado do blog da Conlutas.

Primeiros dias do Congresso foram acompanhados de piquetes do Opinião Socialista

A militância do PSTU teve atuação ativa durante todo o Congresso nos grupos, na organização, na agitação, nas bancas, nas atividades de propaganda e também nos piquetes do Opinião Socialista. Abaixo algumas fotos de camaradas oferecendo o jornal nas entradas do ginásio:

piquete-1 

piquete-2

Veja trechos da participação de Valério no painel sobre a atualidade do marxismo

Na noite de sexta-feira, conforme dissemos antes, houve um painel com a participação de Ricardo Antunes, Charles Udry, e Valério Arcary. Separamos dois pequenos videos com trechos da fala do companheiro Arcary.

Lançamentos e promoções da Sundermann no Congresso

Quem veio ao Congresso está podendo aproveitar além de riquíssimos debates, das promoções da Editora Sundermman.

colecao-10 sindicatos

Toda a coleção 10 está sendo vendida a R$ 7,00 e caso sejam adquiridos 4 livros da coleção o custo cai para R$ 5,00 cada.

O livro "O Marxismo e os sindicatos" recém lançado está sendo vendido a R$ 20,00 e caso seja adquirido em conjunto com o Caderno de Debates 4 do ILAESE, ainda se obtém R$ 5,00 de desconto.

Bom... quem veio, veio. Quem não veio, resta esquecer as promoções e pedir mesmo assim seus livros à Sundermann.

sábado, 5 de julho de 2008

"Nem só de política vive o homem"

A plenária de votação das resoluções do primeiro tema do Congresso já acabou faz um tempo. Nesse exato momento, muitos grupos temáticos se reunem como negros, mulheres, petroleiros e construção civil. Mas a grande maioria dos delegados estão aguardando o início das atividades culturais com o grupo "Só Preto Sem Preconceito".

Como diria o velho Trotsky: "Nem só de política vive o homem". Mas no fim das contas a festa nem vai poder ir muito longe pois o dia de amanhã, o último desse grande congresso, ainda tem reservado grandes debates.

Entrevista com Dayse sobre a luta anti-racista a partir da Conlutas

Entrevistamos nesta tarde a companheira Dayse Oliveira sobre a importância da Conlutas e do primeiro congresso na luta anti-racista. Eis o video:

Primeira plenária de resoluções do Congresso da Conlutas ocorre nesse momento

plenaria-congresso-conlutas Nesse exato momento está ocorrendo a plenária de resoluções do primeiro tema do Congresso da Conlutas: "Conjuntura internacional e nacional e plano de ação".

Acompanhe a transmissão ao vivo aqui.

Boas vindas aos novos companheiros! Um convite a quem deseja conhecer o PSTU!

Por Lívia Furtado

No início desta tarde, durante o Congresso Nacional da Conlutas, o PSTU realizou uma atividade de apresentação do partido para a Juventude, com a presença do Prof. Valério Arcary (CEFET/SP). A emoção e a alegria do momento ficaram por conta dos 11 jovens de Salvador, Fortaleza e São Paulo que acabaram de entrar para o partido. Muitas saudações e palavras de ordem. Muitos jovens atentos, militantes do PSTU ou não, ouvindo o depoimento dos novos companheiros.

novos-companheiros-do-pstu

Leia no portal: Juventude do PSTU dá boas vindas a novos militantes de três estados, de Livia Furtado.

Video mostra resumo do primeiro dia do Congresso

Assim que os companheiros da Conlutas divulgarem o resumo do segundo dia no YouTube o divulgaremos também aqui.

Portal da Conlutas de cara nova

novo-portal-da-conlutas-no-ar A Conlutas colocou no ar um novo portal com design mais moderno e com muitas novidades, entre elas o próprio blog da cobertura do I Congresso que destacamos antes.

No portal é possível acompanhar as últimas da semana, as notícias relacionadas aos grupos de trabalho, a revista digital, a lojinha da Conlutas, entre outras coisas.

Vale o acesso.

Patativa: O operário e o agregado

Como sou dou nordeste, vou pedir licença pra não deixar passar o poema do Patativa que citamos no arremesso anterior.

Sou matuto do Nordeste,
Criado dentro da mata.
Caboclo cabra da peste,
Poeta cabeça-chata.
Por ser poeta roceiro,
Eu sempre fui companheiro
Da dor, da mágoa e do pranto.
Por isso, por minha vez,
Vou falar para vocês
O que é que eu sou e o que eu canto:


Sou poeta agricultor,
Do interior do Ceará.
A desdita, o pranto e a dor,
Canto aqui e canto acolá.
Sou amigo do operário
Que ganha um pobre salário,
E do mendigo indigente.
E canto com emoção
O meu querido sertão
E a vida de sua gente.

Procurando resolver
Um espinhoso problema,
Eu procuro defender,
No meu modesto poema,
Que a santa verdade encerra,
Os camponeses sem terá
Que os céus desse Brasil cobre,
E as famílias da cidade
Que sofrem necessidade,
Morando no bairro pobre.

Vão no mesmo itinerário,
Sofrendo a mesma opressão.
Na cidade, o operário;
E o camponês, no sertão.
Embora, um do outro ausente,
O que um sente, o outro sente.
Se queimam na mesma brasa
E vivem na mesma guerra:
Os agregados, sem terra;
E os operários, sem casa.

Operário da cidade,
Se você sofre bastante,
A mesma necessidade
Sofre o seu irmão distante.
Sem direito de carteira,
Levando vida grosseira,
Seu fracasso continua.
É grande martírio aquele
A sua sorte é a dele
E a sorte dele é a sua!

Disso, eu já vivo ciente:
Se, na cidade, o operário
Trabalha constantemente
Por um pequeno salário,
Lá no campo, o agregado
Se encontra subordinado
Sob o jugo do patrão,
Padecendo vida amarga,
Tal qual o burro de carga,
Debaixo da sujeição.

Camponeses, meus irmãos,
E operários da cidade,
É preciso dar as mãos
E gritar por liberdade.
Em favor de cada um,
Formar um corpo comum,
Operário e camponês!
Pois, só com essa aliança,
A estrela da bonança
Brilhará para vocês!

Uns com os outros se entendendo,
Esclarecendo as razões.
E todos, juntos, fazendo
Suas reivindicações!
Por uma Democracia
De direito e garantia
Lutando, de mais a mais!
São estes os belos planos,
Pois, nos Direitos Humanos,
Nós todos somos iguais

Delegação de Natal traz camisa temática da Conlutas com xilogravura e poema de Patativa

conlutas-patativa-xilografura Criatividade a serviço da luta não falta entre a companheirada que veio ao Congresso da Conlutas. Como os que estamos aqui não somos financiados por governos, nem queremos ser, tal como as atuais atividades da CUT e da UNE, pipocam campanhas financeiras. E a campanha dos companheiros de Natal é na base da nata da nordestinidade: xilogravura conlutas-patativa-xilografura-detalhee Patativa.

Na foto ao lado, o detalhe da arte estampanda nas camisas a venda aqui do lado de fora do ginásio.

A citação de Patativa retirada do cordel "O operário e o agregado" é um verdadeiro chamado à unidade operária e camponesa e pode ser lida por inteiro no portal recanto das letras.

"...Camponeses meus irmãos e operários da cidade
é preciso dar as mãos e gritar por liberdade
em favor de cada um, formar um corpo comum
operário e camponês, pois só com esta aliança
a estrela da bonança brilhará para vocês..."

Abaixo uma foto da campanha dos companheiros de Natal registrada pela lente de Jesus Carlos, fotógrafo que está fazendo parte da cobertura do Congresso. Aproveitando: o Jesus tem um blog chamado Fotografia, cachaça e política.

Blog