sábado, 1 de dezembro de 2007

Venezuela: Votar "NÃO" em defesa da soberania e dos trabalhadores

Neste domingo, dia 2, o povo venezuelano estará indo às urnas para referendar ou não as reformas constitucionais de Hugo Chavez. Nos últimos dias temos visto de um lado muitos conflitos de rua e de outro muita progadanda chavista e até "planos da CIA" para derrubar Chavez caso o "Si" seja vitorioso.

Esta semana, Cesar Neto e Leonardo Aranes da UST (Unidade Socialista dos Trabalhadores) fizeram divulgar um texto que se afastando da mera propaganda pró e anti-chavista mostra as implicações diretas da aprovação da reforma chavista.

O texto começa assim:
"Há uma falsa polarização entre a oposição burguesa e o chavismo. Já estamos fartos da oposição burguesa com seu discurso de que o chavismo está transformando o país numa nova Cuba, de que querem abolir a propriedade privada, que o comunismo, que isso, que aquilo. Na realidade, o que preocupa a oposição burguesa no fundo é: quando poderemos nos sentar na cadeira presidencial, uma vez que o artigo 230 amplia o mandato presidencial para sete anos e permite a reeleição indefinida?

Os chavistas respondem dizendo que agora haverá mais poder para o povo, que a redução da jornada de trabalho..., que estamos avançando rumo ao socialismo, etc.

Nós, que somos parte da Unidade Socialista dos Trabalhadores, não acreditamos no que diz a oposição burguesa. Primeiro por seu caráter de classe e segundo porque eles, de conteúdo, estão de acordo com a reforma chavista, menos no que se refere à possibilidade de chegar à cadeira de Miraflores (sede do governo da Venezuela).

Com relação ao chavismo, entendemos que esta reforma, ao contrário do que se diz, não é antiimperialista. É burguesa e ao mesmo tempo aprofunda o caráter bonapartista do governo de Hugo Chávez. Para nós, o centro do debate está em se a Venezuela avança ou não no sentido de se transformar em um estado socialista, como dizem os chavistas."
Leia todo o texto da UST em português no portal do PSTU ou o original em espanhol no portal da LIT.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem é Exmo Chaves para pelo limpar as botas de Bolivar, o povo da venezuela com seu poderio economico deveria destituir este governo , que priva a liverdade de expressão e comunicação. Não se deve trocar vinho pão e alegria , por uma guerra incostitucional em qualquer governo mundial. FORA CHAVES VOCE PERDEU.