sexta-feira, 1 de junho de 2007

Algo de novo corre pelas universidades brasileiras

A ocupação da USP detonou algo de novo nas universidades brasileiras. Não estamos diante de um movimento isolado contra os decretos de José Serra. Há algo maior crescendo e que está colado ao movimento do dia 23 de maio que levou 1,5 milhão de pessoas às ruas em todo o país contra as reformas e a política econômica do governo Lula.

A reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) foi ocupada no dia 24 de maio, a da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no dia 26 e a Federal de Santa Maria (UFSM) no dia 30. Percebendo o movimento que toma forma de um rastilho de pólvora, a UNE, como um verdadeiro cão de guarda do governo de Frente de Popular, comunicou a Lula que pretende participar de ocupações de reitorias por todo o país "para pressionar o governo a dar ajuda financeira a alunos carentes". A UNE tenta empalmar o processo de radicalização antes que o mesmo se volte contra ela mais uma vez, e pior ainda, que ache o verdadeiro inimigo: o governo Lula.

O PSTU que tem manifestado seu apoio e solidariedade à luta das estaduais paulistas, também se coloca ao lado das ocupações nas universidades federais, e convoca a todos os ativistas a prestar solidariedade às lutas da comunidade universitária em todo o país.

Viva a luta em defesa da universidade pública brasileira!
Abaixo os decretos de Serra e a reforma universitária de Lula!

Visite os blogs e portais das ocupações das federais:
Leia no portal:

2 comentários:

Lincoln Leandro disse...

Estamos em um ótimo momento para a esquerda, esquerda de verdade´, é claro. A respeito dessa nova onda de protestos estudantis eu dedico este poema:
OS JOVENS DE MAIO




OS JOVENS DE MAIO
ACONTECEM EM JANEIRO
FEVEREIRO E MARÇO
OS JOVENS DE MAIO
ACONTECEM EM TODAS AS IDADES
OS JOVENS DE MAIO
NÃO ACONTECEM SOMENTE EM PARIS
ACONTECEM EM MOSCOU
ACONTECEM EM WOODSTOCK
EM BERLIM
EM PRAGA
ACONTECEM EM TODO LUGAR!


OS JOVENS DE MAIO
SÃO AUTÊNTICOS E REBELDES
PUNKS
HIPPIES
HIP HOPS:
SÃO BELOS E MALDITOS!


PINTAM A CARA
PARA DESVOTAR
E ENCHEM AS PRAÇAS


OS JOVENS DE MAIO
SÃO MUITO REALISTAS
QUEREM O IMPOSSÍVEL!
OS JOVENS DE MAIO
VOTAM COM OS PÉS
NÃO USAM BLACK-TIE
E NÃO FALAM
ECONOMÊS


BUSCAM A VERDADE
E APANHAM DA POLÍCIA
AMAM A LIBERDADE
E POR ISSO SÃO TORTURADOS
OS JOVENS DE MAIO
NÃO SE RENDEM
E NEM SE VENDEM
E PARA NÃO FICAREM VELHOS
OS JOVENS DE MAIO
NÃO SE PRENDEM!

TANTA COISA PODERIA SER DITA
SOBRE ESSA BELA JUVENTUDE
QUE DESEJA MUDAR O MUNDO
COM A SUA ATITUDE
MAS COM PALAVRAS QUE CAIBAM TUDO
EM UM VERSO QUE TUDO ENROSQUE
OS JOVENS DE MAIO, CAMARADAS,
SÃO UM POEMA DE MAYAKOWISKY!!!

LIN-CÃO

ciariba disse...

A UNE É DE LUTA
Murilo 29/06/2007 22:11
ciariba_sp@hotmail.com
http://www.une.org.br


Parabéns ao Gustavo Petta, que comparece sim em quase todas as universidades do brasil, aliás universidade não é só pública, hoje a maior luta é mesmo nas privadas onde a desmobilização é quase total motivada pelos estudantes trabalhadores que não têm tempo nem de reinvindicar, não fosse a UNE presente nos dando força contra os tubarões de ensino. Cadê a tal oposição á Une? só aparece mesmo em pequenos grupos nas públicas contra a une, onde o movimento é fácil e todos têm tempo, mais o pau come mesmo é de sala em sala , enfrentando professores reacionários, alunos desmotivados e tubarões supermobilizados reprimindo nós todos e conosco somente a presença da UNE, porque ela é pelega? porque defende TODOS os estudantes? eu quero ensino público e gratuito sim para todos! e minha luta é junto com a UNE , parabéns GUSTAVO PETTA estamos com você contra estes neoliberais estudaantes que na verdade fazem mesmo é o jogo da direita.