sexta-feira, 7 de julho de 2006

Não existe capitalismo sem corrupção

Brasileiro conhece bem de corrupção. Não que todo brasileiro seja corrupto, mas por que todo brasileiro convive com ela. E não nos interessa aqui falar do tal "jeitinho brasileiro", até por que não se pode colocar no mesmo saco, o trabalhador que faz gato pra conseguir energia elétrica ou que vende CD pirata na calçada e o grande empresário que sonega impostos e compra fiscais para não ser autuado. Até quando o assunto é corrupção, a questão de classe é fundamental.

E que fique claro que esse não é um mal exclusivo dos brasileiros. Que não se aceite a maldita pecha "de povinho sem jeito".

Em todos os recantos do mundo aonde o capitalismo coloca seu pé, a corrupção está logo atrás. São amantes inseparáveis. É verdade que a corrupção é uma das criações humanas anteriores ao estado burguês e que mesmo os falecidos estados operários (URSS, China, Cuba) sofreram dessa chaga, mas é no capitalismo que a corrupção melhor se realiza.

As instituições da democracia burguesa, são antros para os corruptos. A justiça, a polícia, forças armadas, assembléias parlamentares, os gabinetes, os governos, ministéiros, secretarias... todos eles, como diria Heloisa Helena, não passam de grandes balcões de negócios.

Quantos e quantos casos podemos resgatar, em nossa história recente. Um cardápio tão vasto que ficamos perdidos diante dele, e sempre corremos o risco de ser injustos, na seleção de uma outra iguaria da negociata nacional. De toda forma, sempre que possível o blog molotov estará rememorando os feitos da bandidagem burguesa também nesse terreno.

Quer munição contra a bandalheira?

Nenhum comentário: