E que fique claro que esse não é um mal exclusivo dos brasileiros. Que não se aceite a maldita pecha "de povinho sem jeito".
Em todos os recantos do mundo aonde o capitalismo coloca seu pé, a corrupção está logo atrás. São amantes inseparáveis. É verdade que a corrupção é uma das criações humanas anteriores ao estado burguês e que mesmo os falecidos estados operários (URSS, China, Cuba) sofreram dessa chaga, mas é no capitalismo que a corrupção melhor se realiza.
As instituições da democracia burguesa, são antros para os corruptos. A justiça, a polícia, forças armadas, assembléias parlamentares, os gabinetes, os governos, ministéiros, secretarias... todos eles, como diria Heloisa Helena, não passam de grandes balcões de negócios.
Quantos e quantos casos podemos resgatar, em nossa história recente. Um cardápio tão vasto que ficamos perdidos diante dele, e sempre corremos o risco de ser injustos, na seleção de uma outra iguaria da negociata nacional. De toda forma, sempre que possível o blog molotov estará rememorando os feitos da bandidagem burguesa também nesse terreno.
Quer munição contra a bandalheira?
- O Estado e a corrupção, excelente artigo de João Ricardo no portal do PSTU.
- O dia em que o PT morreu: Quando nem os fins nem os meios justificam, artilharia pesada de Valério Arcary, também no portal do PSTU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário