quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A quem interessa a política de isenção de Lula?

Reportagem publicada no último dia 16 pela Folha de S. Paulo mostra quem realmente se beneficia com a política de isenção do IPI praticada pelo governo Lula e defendido pela CUT e demais centrais.

O setor automobilístico foi dos que mais mandaram lucros para fora. Não houve aumento no número de empregos no setor, em contrapartida as remessas de lucro para o exterior superaram os 2,8 bilhões de dólares só nos últimos meses de 2008.

Com a crise, os lucros das filiais das multinacionais no Brasil vão tapar o rombo das matrizes. E quem garante esses lucros é justamente o governo, com o dinheiro que deveria ir para áreas como Saúde e Educação. Segundo o jornal, o governo estima ter deixado de arrecadar algo entre R$ 1,3 e R$ 2,5 bilhões com a isenção do imposto.


Leia mais em Corte de IPI ajuda matriz de montadoras

Um comentário:

escravo de 44 horas disse...

Dia 25 é dia da onça beber água. Na próxima terça-feira vai se reunir uma comissão da Câmara dos Deputados para definir quando a PEC da jornada de 40 horas será votada em plenário.

As entidades patronais já estão se mobilizando ir pressionar a comissão contra a votação da PEC.

Quero ver todos os dirigentes da CONLUTAS presentes na Câmara dos Deputados na terça-feira dia 25, para pressionar pela ida da PEC a Plenário.