domingo, 30 de agosto de 2009

Há 17 anos as ruas foram pintadas de preto

Agosto de 1992. Na imprensa, os esquemas de corrupção, na presidência da república, Fernando Collor de Melo. Em meio ao turbilhão de denúncias, Collor se sentindo acuado, em um discurso no dia 14 de agosto, convocou os brasileiros para tomar as ruas no domingo, dia 16 de agosto, vestindo verde amarelo. O resultado foi um dos maiores “tiros pela culatra” dos últimos 20 anos, que ficou conhecido como domingo negro, o dia que o FORA COLLOR tornou-se irreversível.

Agosto de 2009. Na imprensa, os esquemas de corrupção, na presidência da república, Luis Inácio Lula da Silva. Em meio ao turbilhão de denúncias envolvendo Sarney, Lula sentindo seu aliado acuado, fez um chamado, não aos brasileiros, mas à sua bancada, para que se arquivassem as denúncias contra Sarney. E  no dia 19 de agosto, o arquivamento se fez.

sarney-e-lula

É a história que se repete como farsa. E haja farsante.

“Sem dúvida de sombra”

fora-Lute Lute

A hora do cartão vermelho

cronicas_do_joao

João Paulo da Silva é um daqueles camaradas blogueiros, ou blogueiros camaradas, que sempre vale a pena dar uma conferida em seu blog, em especial por sua forma de escrever. Em sua última postagem João aproveitou o mote do cartão vermelho do Suplicy e saiu brincando geral. Confira aqui.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Todos expulsos

expulsos_lute Lute

A economia mundial irá se recuperar… daqui a quatro anos

Joseph_Stiglitz Esse é prognóstico do ex-conselheiro econômico de Bill Clinton na Casa Branca, o Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz.

Segundo Stiglitz a tímida melhora da conjuntura é apenas uma ilusão e a volta do crescimento de países como Japão, França e Alemanha não significam nem de longe o fim da recessão.

Leia aqui.

sábado, 22 de agosto de 2009

Não tinha como dizer não a um pedido dele

o pedido dele

Dálcio

CIA usa furadeiras como instrumento de “interrogatório”

image

A notícia da “técnica” inusitada de “interrigatório” usado pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos foi publicada hoje pelo Washington Post, pela Newskweek e pela Associated Press. Segundo as reportagens a “técnica” teria sido usada antes mesmo da campanha de caçada ao terror pós queda das torres gêmeas. A vítima, Rahim al-Nashiri, teria sido interrogada com uma furadeira sendo ligada e desligada repetidas vezes perto da cabeça. Uma arma também foi usada para indicar que o “terrorista” seria morto caso não colaborasse.

Nada se compara ao “poder de convencimento” do Tio Sam.

Leia aqui.

Assembléia Nacional dos Estudantes – Livre na internet

ANELweb A nova ferramenta do movimento estudantil brasileiro pode ser acompanhada nas escolas, nas ruas, nas universidades e também na internet. Além de um blog, instrumento que nos últimos dois anos se tornou comum no movimento organizado, em especial na juventude, a ANEL chega a internet também com uma conta no twitter. Blog e twitter da ANEL: novas paradas obrigatórias dos ativistas na internet.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Movimento pelo "Fora Sarney" não termina com o acordão


O governo Lula apostou alto para promover o acordão no Senado. Para salvar Sarney, se dispôs a amargar o desgaste de estar aliado a um ícone da corrupção no país e encarar ainda uma profunda crise em sua bancada.
Nas ruas, porém, o movimento pelo "Fora Sarney" não desanima. Na tarde desse dia 21, enquanto o senador Mercadante se lamuriava na tribuna do Senado, estudantes da ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre) realizava mais uma manifestação pedindo a saída do presidente do Senado.
Em dias em que a UNE está de braços dados com Collor, o mesmo que 17 anos antes ajudou a derrubar, a ANEL desponta como uma possibilidade de organização e luta para a juventude no país.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A quem interessa a política de isenção de Lula?

Reportagem publicada no último dia 16 pela Folha de S. Paulo mostra quem realmente se beneficia com a política de isenção do IPI praticada pelo governo Lula e defendido pela CUT e demais centrais.

O setor automobilístico foi dos que mais mandaram lucros para fora. Não houve aumento no número de empregos no setor, em contrapartida as remessas de lucro para o exterior superaram os 2,8 bilhões de dólares só nos últimos meses de 2008.

Com a crise, os lucros das filiais das multinacionais no Brasil vão tapar o rombo das matrizes. E quem garante esses lucros é justamente o governo, com o dinheiro que deveria ir para áreas como Saúde e Educação. Segundo o jornal, o governo estima ter deixado de arrecadar algo entre R$ 1,3 e R$ 2,5 bilhões com a isenção do imposto.


Leia mais em Corte de IPI ajuda matriz de montadoras

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Para encerrar essa novela…

AUTO_mjacobsenM. Jacobsen

Torturar pode. Divulgar as fotos, não.

t_bushtortura_232_p É assim que o novo presidente ianque, Barack Obama, pretende melhorar a imagem dos EUA mundo afora. Simplesmente não permitindo que as imagens de tortura sejam divulgadas.

A notícia foi publicada no último dia 10/08 no portal venezuelano Aporrea. De acordo com o portal, Obama solicitou à Suprema Corte do país que impeça a publicação de fotos em quem apareçam soldados estadunidenses torturando prisioneiros no Iraque e no Afeganistão. Tudo isso para “proteger a vida e a integridade física” dos pobres soldados.

* A imagem acima também é do Aporrea.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Deu no Washington Post

O jornal norte-americano Washington Post noticiou o ato realizado na quinta-feira, no Rio de Janeiro, contra a implantação de bases militares na Colômbia. Na semana passada, o governo colombiano de Álvaro Uribe decidiu colocar à disposição do imperialismo sete bases militares existentes no país.


Na legenda da foto: Uma mulher, no Rio, usa uma máscara onde se lê, em espanhol 'Fora Uribe'. Preocupações sobre o plano antidrogas dos Estados Unidos levou Uribe a visitar outros líderes.


Leia sobre o ato na Agência Petroleira de Notícias

Leia no Portal do PSTU: Presidente da Colômbia libera sete bases militares ao imperialismo norte-americano

domingo, 2 de agosto de 2009

A Copa traz prosperidade? Para quem?

As expectativas geradas com a indicação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 são compreensíveis.

Porém, analisando a situação de outro país do Terceiro Mundo que sediará uma Copa do Mundo, a África do Sul, sede da Copa de 2010, podemos verificar que a "prosperidade" trazida pela realização do mundial não é tão "gorda" assim para os trabalhadores.

Devido aos baixos salários recebidos, os operários da construção civil sul-africanos, que estão erguendo os estádios e demais obras para a Copa do ano que vem, precisaram entrar em greve para reivindicar um aumento.

Os vídeos abaixo mostram a greve dos operários e suas consequências sobre as obras para a Copa: