quarta-feira, 22 de julho de 2009

20 anos depois de Tiananmen

Neste ano de 2009 completaram-se 20 anos do massacre da Praça Tiananmen (Praça da Paz Celestial) em Pequim, quando as autoridades do governo chinês - o mesmo que já vinha implantando reformas de livre mercado na economia há mais de 10 anos - ordenaram uma repressão feroz aos milhares de estudantes que protestavam contra o regime, causando centenas de mortes.

Mas quem eram esses milhares de estudantes que protestavam contra o governo chinês? Estariam eles "contra o socialismo", e a "favor do capitalismo", como muitos setores da mídia tentam dar a entender?

O vídeo abaixo postado no YouTube mostra uma história muito diferente:



O vídeo mostra o momento em que uma repórter de uma cadeia de televisão norte-americana, que cobria ao vivo os acontecimentos em Pequim, confessa que os manifestantes estavam cantando nada menos do que... o hino da Internacional Socialista! Em seguida a reportagem mostra, com o áudio ao vivo, os estudantes cantando "A Internacional" (um pequeno trecho em mandarim, mas impossível de não reconhecer para quem conhece a melodia).

Estranhos "manifestantes anti-comunismo" e "apoiadores do capitalismo" esses que cantam "A Internacional", não é?

Lembrando que quem já vinha restaurando o capitalismo desde o fim da década de 70 na China era o próprio governo ditatorial, que reprimiu os estudantes. Hoje, 20 anos depois, esse mesmo grupo ditatorial permanece no poder, e transformou a China em um país completamente capitalista (sem diminuir em nada a repressão ao povo).

2 comentários:

JOSÉ LUIZ disse...

e ai kras,saudações bolches!
vcs têm uma baita pancada de fotos,coloquem um apresentador de slides!
abraços socialistas!

Anônimo disse...

As galerias de fotos tão na página multimidia.asp