segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

"Governo Cid não engana não, a gente sabe que o Tasso é seu patrão".

Já vai uma semana da posse do novo governador do Ceará Cid Gomes e de seu primeiro grande ato: o não pagamento dos servidores estaduais. Cid faz parte da "nova" geração de coronéis do Ceará, os Ferreira Gomes, que tem como principal expoente o deputado federal Ciro Gomes. Elegeu-se governador com um amplo leque de aliança (PSB / PT / PC do B / PMDB / PRB / PP / PHS / PMN / PV) e até com o apoio descarado do partido de seu principal opositor, o ex-governador e candidato derrotado à reeleição Lúcio Alcantara do PSDB.

O governador começou seu mandato dizendo a que veio. Nunca escondeu de ninguém que não é socialista coisa nenhuma, que está no PSB porque o mesmo é um partido "democrático" (leia-se "legenda de aluguel") e que admira o padrinho político de sua família, o tucano Tasso Jereissati. Para deixar claro que seu governo não tem nenhum verniz de esquerda, apesar da novidade da presença de petistas e comunistas no secretariado, garantiu que importantes quadros do tucanato cearense se acomodassem em seu ninho e botou logo os servidores na parede.

Se sentiu confortável para partir para cima dos servidores, pois tem o apoio da CUT, da prefeita Luizianne do PT e do próprio presidente Lula. Mas com medidas impopulares como essa, a blindagem do governador não vai muito longe não.

O Blog de Política do Jornal O Povo, noticiou agora a noite que cerca de 250 manifestantes participaram de audiência com Ivo Gomes (PSB), chefe de gabinete de Cid Gomes (PSB), e Nelson Martins (PT), líder do governo. Ivo foi à audiência simplesmente para oferecer simbolismos e tentar segurar a insatisfação até a próxima sexta-feira. Ouviu muitas palavras de ordem como a que entitula esse post, mas no fim das contas deve ter saído satisfeito desse primeiro confronto. Afinal poderiam ser 2500 pessoas, ou mais até, se a CUT e seus sindicatos tivessem simplesmente divulgado a audiência.

Qua a palavra de ordem dos manifestantes de hoje, esteja clara para todos os trabalhadores cearenses. Cid é a continuação política do tassismo. Mas é ainda mais nefasto pois tem a seu favor ilustres petistas e pcdobistas.

Nenhum comentário: