sexta-feira, 4 de agosto de 2006

"Todo o Líbano apóia o Hizbollah"

A Folha Online publicou ontem, uma entrevista com o presidente Libanês, Emile Lahoud que vale a pena a leitura. Seguem alguns trechos da entrevista.
  1. "Israel não está atingindo o Hizbollah, está atingindo os civis e a infra-estrutura do país"... "A única saída é suspender o fogo e respeitar a soberania do Líbano. O que nós pedimos? Primeiro, a troca de prisioneiros. É um direito do Líbano. Eles estão há 30 anos em poder de Israel. Segundo, o território de Shebaa tem que ser desocupado por Israel. Os sírios dizem que é território libanês, então que nos devolvam. Três: não invadam nosso espaço aéreo e marítimo. E queremos os mapas das minas terrestres, para que as crianças libanesas não sejam mortas. Isso é pedir muito?"
  2. "De acordo com a resolução 194 da ONU, os palestinos têm direito de retornar à Palestina. Tudo o que queremos, de acordo com a nossa Constituição, é evitar a divisão do Líbano. Não podemos integrar os palestinos. Há 500 mil deles aqui"
  3. "Houve um massacre em Qana. O que aconteceu? Ninguém culpou Israel, por causa dos EUA. Todos no Conselho de Segurança queriam responsabilizar Israel, exceto os EUA."..."Mas como ninguém os condena, eles podem continuar. Em 1996 houve outro massacre. Há uma semana mataram quatro observadores da ONU."
  4. "Israel venceu todos os Exércitos árabes em seis dias [em 1967]. Agora já são 22 dias. E eles jamais poderão vencer. Agora estão dizendo que fizeram um pouso em Baalbeck. Isso é bom como show, mas o que fizeram? Mataram inocentes e saíram? Dizem que levaram três membros do Hizbollah. Naquela região todos são do Hizbollah!"
  5. "Todo o Líbano apóia o Hizbollah. Pergunte a qualquer libanês."
  6. "Israel pensou que em três dias acabaria com a resistência. O que Israel está fazendo só serve para o moral de sua população. A fama do Exército israelense acabou."
  7. "Nós temos a Unifil [força de paz da ONU], que está no sul. Essa força pode ser aumentada e fortalecida em pessoal e logística."..."Mas essa força tem que ser enviada aos dois lados da fronteira. Por que só no Líbano?"
  8. "Eu sei o que vejo no terreno. Os israelenses não conseguem tomar sequer uma aldeia. Eles mentem. Tudo o que podem fazer são ataques aéreos"
Leia a entrevista completa, clicando aqui.

Leia o que o blog já publicou sobre o massacre no Líbano:

Nenhum comentário: