quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Querem mais é que a gente se exploda"


Muito bem humorado e inteligente o protesto que tomou conta de calçadas de Copacabana e se alastra pelas redes sociais. Diante das explosões dos bueiros no Rio de Janeiro o publicitário Fábio Maia e o designer Leo Conrado resolveram alertar as pessoas do perigo utilizando adesivos muito bem sacados. E como nem só de calçada um protesto ganha fama o "Manifesto Minado" foi parar no Facebook. Segue o texto.

QUEREM MAIS É QUE A GENTE SE EXPLODA.

Rio de Janeiro: Cidade Olímpica. Deve ser porque a gente tem que fazer uma verdadeira ginástica pra andar na rua. Desde cedo, a gente aprende a olhar pros dois lados antes de atravessar. Com o tempo, aprende a ficar ligado em todas as direções. Por causa de assalto, de bala perdida, do mosquito da dengue. Agora, peraí, até pro chão nós temos que ficar de olho? Cadê aquela história de que pra baixo todo santo ajuda? Antigamente, o máximo que poderia acontecer era pisar em cocô de cachorro. Hoje em dia, basta passar perto do bueiro errado que boom!

Bueiro errado?! Vejam só a que ponto chegamos. Será que alguém já tinha imaginado que, um dia, saber a diferença entre bueiros de gás, esgoto, telefone, TV a cabo e... energia elétrica... poderia ser questão de vida ou morte? Só faltava essa: nós mal deixamos de ser reféns do tráfico (deixamos?) e, agora, temos que viver como refugiados da guerra da Colômbia, do Afeganistão ou de Angola. Alguma boa alma pode dizer para a nossa querida Light que o Brasil é membro do Tratado de Ottawa e, assim sendo, minas terrestres são proibidas em nosso país?

Bem, enquanto as autoridades competentes(?) conversam (e conversam... e conversam... e conversam...), a gente protesta combatendo fogo com fogo. Nossas armas? Ideias-bomba! Por isso, estamos colando adesivos criativos nos bueiros de luz da cidade, evidenciando e chamando a atenção para o problema, além de sinalizar a revolta da população. Com a nossa intervenção-manifestação, usamos a guerrilha para contra-atacar o terrorismo que estão fazendo com a gente. Junte-se a nós e dissemine essa iniciativa, antes que detonem de vez com a nossa segurança.

Assumem a autoria do atentado: Fábio Maia, Leo Conrado e gecko stickers

Nenhum comentário: