terça-feira, 30 de junho de 2009

Peregrinação operária em Compostela

As peregrinações até a cidade de Santiago de Compostela, por razões religiosas, feitas a pé por fiéis do mundo inteiro, são muito conhecidas.

Porém, no dia de hoje, Compostela (que é a capital administrativa da Galiza, região autonômica da Espanha) recebeu uma peregrinação diferente, que não tinha motivos religiosos.

Os operários metalúrgicos de Vigo e Pontevedra (no sul da Galiza), que estão há mais de um mês em uma heróica greve, enfrentando a intransigência da patronal e a repressão policial nas ruas, realizaram uma marcha a pé, saindo da cidade de Pontevedra ontem a tarde, pernoitando no meio do caminho, e continuando na manhã de hoje, chegando a Santiago de Compostela no começo da tarde desta terça-feira .

A "peregrinação" a pé teve por objetivo pressionar a Junta da Galiza (governo regional, cuja sede é em Compostela) a tomar uma posição na mediação do conflito, em favor dos trabalhadores.

O vídeo abaixo mostra a chegada dos milhares de operários em Santiago de Compostela:



Abaixo um pequeno mapa do caminho percorrido pelos operários:



Mais informações sobre a marcha aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Escrevo da Galiza para agradecer a vossa informaçom do conflito, mas devem lembra que a Galiza é umha naçom oprimida, que luta pola independência, com um movimento independentista de esquerda. Reparem que no vídeo nom se vê nenhumha bandeira de Espanha, só da Galiza. Além disso, sentimo-nos unidos ao Brasil por partilharmos língua com vocês. O espanhol é umha língua imposta na Galiza.