domingo, 19 de novembro de 2006

"Zumbi é senhor da guerra, senhor das demandas, e quando Zumbi chega, Zumbi é quem manda"

20 de novembro de 1695. 20 meses após a queda do Quilombo de Palmares pelas tropas do carniceiro mercenário Domingos Jorge Velho, Zumbi, é emboscado nas matas da Serra dos Dois irmãos, pelo também carniceiro André Furtado, que conseguiu arrancar sob tortura de Antonio Soares, um dos companheiros de Zumbi, o paradeiro do senhor de Palmares.

Zumbi foi baleado 15 vezes, teve seu pênis capado, um dos olhos arrancados e a mão direita decepada, num claro sinal de medo e ódio que provocava às hordas de assassinos dos senhores coloniais. Teve seu corpo transportado até o povoado de Porto Calvo, aonde foi apresentado à câmara municipal. Após ter seus restos mortais reconhecidos por sobreviventes de Palmares, teve sua cabeça salgada, decapitada e exposta em praça pública no alto de um mastro na cidade de Recife, por ordem do governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, como forma de intimidar novas rebeliões negras e tranquilizar os senhores de escravos.

Zumbi tornou-se um verdadeiro simbolo de resistência dos povos negros do Brasil e uma referência ao movimento abolicionista. Em 1995, o 20 de novembro foi adotado oficialmente como o dia da Consciência Negra.

Nenhum comentário: