segunda-feira, 31 de maio de 2010

Veja Zé Maria em Natal (RN)

O camarada João Paulo Rodrigo postou em sua conta no YouTube um video de quatro minutos com trechos da fala de Zé Maria no ato em Natal no último dia 28 de maio. No vídeo, Zé indaga:

"Vocês sabiam que morrem de fome todos os anos entre 30 e 40 mil crianças num país que tem terras para produzir alimento para toda a América Latina? Sabem por que acontece isso? Porque as terras são controladas pelos latifundiários, que preferem produzir soja para mandar para Europa para fazer ração de gado, porque dá mais lucro do que produzir alimentos pra salvar as vidas dessas crianças.”

Assista:

José Maria de Almeida em Natal

Veja Zé Maria na TV Estadão

TV Estadão entrevista José Maria de Almeida

São oito minutos. Assista, divulgue e deixe aqui seu comentário.

* Agradecimentos a João Paulo Rodrigo pela indicação de arremesso.

Latuff: Bastards

BASTARDSGaza_aid_ship_attacked_by_Latuff2

Duke: Procurando um vice

procurando um vice

No Twitter

Atenção twitteiros de plantão: mais um revolucionário no Twitter. O camarada Cyro Garcia inaugurou sua conta no último dia 26. Com certeza mais um perfil que vale a pena seguir. Clique aqui.

cyro-twitter

terça-feira, 25 de maio de 2010

Assista Vanessa Portugal na TV Assembléia de MG

Vanessa Portugal é a pré-candidata do PSTU ao governo de Minas Gerais. No último dia 06 de maio, Vanessa foi entrevistada pela TV Assembléia de Minas Gerais quando comparou o projeto político de Lula ao de Aécio Neves, explicou o motivo de não ser possível uma coligação com o PSOL nestas eleições e esclareceu que acredita que as idéias do PSTU podem sim chegar ao governo do Estado e ao governo federal, sem a aliança com a burguesia.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os convocados de Dunga: Dos 23, apenas 3 jogam no Brasil

convocadosdunga

O G1 publicou semana passada um interessante artigo falando acerca dos convocados de Dunga. Vinte dos 23 não jogam no Brasil, alguns deles há 9 anos (Lúcio) ou 8 anos (Gilberto Silva, Daniel Alves, Juan).

No artigo é possível ler o comentário do cineasta Carlos Asbeg que afirma que:

“O Brasil continua com o mesmo modelo econômico de colônia, vendendo matéria-prima para depois comprar a manufatura. Nós vendemos os melhores jogadores do mundo e compramos a transmissão dos campeonatos chatíssimos da Alemanha e da Espanha. Quando teremos uma partida como aquele Santos e Santo André, por exemplo, num campeonato europeu?”

Leia aqui.

Blogosfera ocupada: Blog do PSTU no Rio Grande no Norte.

psturn Nossos camaradas norte-rio-grandenses colocaram na web seu blog oficial. Vale conferir.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Benett: Visitando as ruínas

benett_ruinas

Para Veja é ultrapassado ser militante LGBTT.

vejagay

A revista Veja dessa semana traz como matéria de capa o artigo “Ser jovem e gay: A vida sem dramas”. Para o semanário basta assumir a homossexualidade para viver uma vida sem drama, a sociedade no fim das contas está mais tolerante, pais e mães acabam aceitando, para os amigos é algo mais que natural e nas escolas “impera a boa convivência”. Sendo assim não há mais sentido para os jovens gays “juntar-se a organizações de defesa de uma causa que, na realidade, não veem mais como sua”.

O blog O Desbunde da poeta Camila Marins lançou um post chamando o repúdio à revista Veja ao qual nos somamos integralmente. Segue o post na íntegra:

Todo REPÚDIO à revista Veja. Viva a luta do movimento LGTTB!

A revista Veja publicou nessa semana a seguinte matéria: "Ser jovem e gay. A vida sem dramas." A reportagem – por meio de depoimentos de jovens de classe média e classe média alta – aponta que os jovens gays têm assumido a homossexualidade sem qualquer razão para temer ou esconder. A revista ainda mostra que ser militante da causa é quase ultrapassado e que a luta é desnecessária. O que a matéria não registra ficou na marginalidade da informação: homofobia existe.


O estranho é que não há um negro ou uma negra na matéria. Ou então jovens pobres. E as travestis? Por que elas não conseguem emprego? Imaginem só uma mulher afirmar que é negra e lésbica. Demais para os leitores de Veja? De acordo com dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), o Brasil é o campeão mundial de crimes contra lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais (LGTTB’s): um assassinato a cada dois dias, aproximadamente 200 crimes por ano, seguido do México com 35 homicídios e os Estados Unidos com 25.


Não precisamos apenas de dados para constatar a homofobia. Quantas piadas, xingamentos e brincadeirinhas estão carregadas de preconceito? Basta ligar a televisão que podemos assistir um general das Forças Armadas (mesmo exemplo dado pela revista) afirmando sua posição contrária à presença de gays na instituição. Pior ainda, que País é este que respalda Marcelo Dourado como campeão do Big Brother Brasil e queridinho da população brasileira? Isso porque Dourado, além de comentários e atitudes machistas e homofóbicas, afirmou que heterossexuais não pegam Aids. Fato que fez com que a Globo utilizasse o mesmo espaço para esclarecimentos do Ministério da Saúde.


Se tudo está mais tranquilo, livre de preconceito e agressões, por que o Brasil não aprova a Lei 122/06 que criminaliza a homofobia? Esse preconceito velado é uma das piores tendências e a revista Veja, inegavelmente nojenta, tenta convencer a população que militar no movimento LGTTB é ultrapassado, ‘over’. Ninguém esconde orientação sexual embaixo de bandeiras. Ao contrário, militamos por uma sociedade justa e livre de preconceitos. Desqualificar a luta do movimento LGTTB é, no mínimo, ignorância. Foi por meio da luta do movimento que a homossexualidade deixou de ser considerada doença e perversão e, até hoje, é referência histórica na contra a homofobia.


Se não há preconceito, por que pessoas do mesmo sexo não andam sequer de mãos dadas em público? Por que travestis sofrem violência física e moral todos os dias? Por que as travestis não conseguem emprego ou o simples direito de mudar de nome? Por que as mulheres lésbicas sofrem com a falta de um atendimento específico nos hospitais e postos de saúde – elas mal são tocadas, principalmente as negras, além de sofrerem com péssima orientação médica? Por que homens gays são massacrados em instituições, seja exército ou universidade? Por que casais gays não podem se casar ou adotar filhos? Eu mesma, só conheci uma travesti com um emprego que não fosse profissional do sexo. Ela era operadora de telemarketing... Mais uma vez, escondida.


A luta contra a homofobia não deve parar e cada um de nós deve lutar por um mundo melhor livre de opressões. Todo REPÚDIO à revista Veja. Viva a luta do movimento LGTTB!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cem mil gregos participam dos protestos da greve geral de hoje

GREECE

Esta quarta-feira, dia 5, a cidade de Atenas viveu uma das maiores mobilizações dos últimos meses. Milhares de trabalhadores marcharam pelo centro da cidade em direção ao parlamento e se enfrentaram com os batalhões de choque da polícia. Estimativas chegam a falar em 80% de participação dos trabalhadores.

É possível acompanhar os protestos em vários videos que se encontram no YouTube. Um deles é o que postamos abaixo.

sábado, 1 de maio de 2010

May Day em Los Angeles: milhares tomaram as ruas

Foto: Jason Redmond/AP

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Los Angeles neste sábado durante os chamados “May Day Rallies” impulsionadas pela lei de imigração aprovada no Estado do Arizona no início do mês de abril. A lei criminaliza os imigrantes permitindo que sejam abordados por qualquer policial que simplesmente suspeitar que se trate de um caso de imigração ilegal, podendo inclusive decretar a prisão imediata do imigrante. Estaremos diante de uma perseguição dos latinos em solo estadunidense nunca vista antes.

Vale destacar que o primeiro de maio não é feriado nos Estados Unidos e nem muito menos se celebra o Dia Internacional dos Trabalhadores no dia de hoje, coisa que vem mudando com a presença cada vez maior de trabalhadores latinoamericanos nas terras do tio Sam.