sábado, 29 de novembro de 2008

47 mil funcionários das montadoras brasileiras de férias coletivas

47 mil dos 113 mil trabalhadores da indústria automobilística brasileira estarão de férias coletivas em dezembro, o que equivale a 41,6% da mão de obra do setor. Dos 47 mil, 14.100 são trabalhadores da GM.

Leia aqui e aqui.

Telescópio Negro

O companheiro Everi Carrara de Araçatuba nos mandou um e-mail reclamando que seu portal, o Telescópio Negro, é o "primeiro site a divulgar material do PSTU durante os 9 anos de existência" e que temos feito referência a vários blogs e portais mas não citamos o Telescópio. Tá citado Everi. :) Agora, aproveita e usa o seu usuário no blogger pra ser um seguidor do Molotov.

40.000 americanos se apresentam para recolher restos da colheita em uma fazenda

Essa foi dica do companheiro Sérgio Cardoso Morales que encaminhou a notícia para a lista Simpatizantes do PSTU. Um casal de agricultores, Joe e Chris Miller, do Colorado permitiu que pessoas recolhessem as sobras das colheitas de sua fazenda, esperando que se apresentassem algo em torno de 5 a 10 mil pessoas. Para a surpresa do casal, 40 mil pessoas foram ao local, e por conta disso o evento que teria dois dias, acabou ocorrendo somente em um.

O agricultor Chris Miller descreveu assim a experiência: "Arrassado é um eufemismo... Está claro que as pessoas precisam de comida".

Sandra Justice, que trabalha em uma companhia tecnológica e esteve entre os que se apresentaram com sua mãe e filho para recolher as sobras da colheita dos Miller, afirmou que "todos estão muito deprimidos em função da economia" e que o momento "foi uma verdadeira festa".

Leia aqui e aqui.

Renault Samsung: 600 demissões na Coréia do Sul

A Renault Samsung informou no último dia 21 que cortará 600 postos de trabalho dos 7600 que mantém na Coréia do Sul como forma de enfrentar a crise econômica internacional. O plano de demissões neste momento envolverá somente o pessoal de escritório.

Leia aqui.

Suzuki: 1200 demissões na Hungria

A japonesa Suzuki Motor anunciou hoje que cortará 1.200 empregos em sua fábrica da Hungria até o final de fevereiro, o que significa mais de 20% dos postos de trabalho da empresa no país. Os cortes foram a forma que a empresa encontrou para compensar a redução de 25,2% em sua previsão de lucro para o ano fiscal, que termina em março de 2009.

Leia aqui.

Peugeot Citroën: 3550 demissões

A francesa PSA Peugeot Citroën anunciou no último dia 20/11 que pretende cortar 3.550 empregados em todas as suas fábricas e em todos os setores como forma de combater a recessão que derrubou as vendas na Europa. Uma reunião extraordiária do comitê de empresa no próximo dia 2 tratará da chamada "Redistribuição dos Empregos e Competências" levando a cabo as demissões sem indenizações nem pré-aposentadorias.

Leia aqui.

Guido "Manteiga" fala sobre a crise no "Tobby Entrevista"

No charges.com.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A vez da Índia: país deve ter mais 500 mil desempregados até abril

Quem disse que os países emergentes (ou os chamados Bric – Brasil, Rússia, Índia e China) não seriam afetados pela crise?

O secretário do comércio da Índia, Gopal Pilai, anunciou a demissão de 500 mil trabalhadores do setor têxtil até abril de 2009. O motivo, segundo ele, é a crise econômica mundial, que causou uma contração no setor.

A indústria têxtil é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) indiano e emprega 38 milhões de pessoas. A produção é basicamente exportada.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Efeitos da crise (3)

Jb

Samuca

Efeitos da crise (2)

Pires

Lula afirma que trabalhador tem que gastar pra não perder emprego

Seria hilário, se não fosse a declaração oficial de que haverá demissões e que o governo não fará absolutamente nada para defender os trabalhadores. Nesta terça-feira durante solenidade que tratou de projetos que visam ao "aperfeiçoamento" do Programa Bolsa Família, o presidente afirmou que o trabalhador que pensa em economizar por conta da crise pode acabar no olho da rua. Nas palavras do presidente: "[O trabalhador] pensa assim: eu não vou fazer a compra porque eu tenho medo de perder o emprego. O que eu quero dizer é que ele corre o risco de perder o emprego, se ele não comprar porque ele não comprando o comércio não encomenda para indústria, que não produz, e sem produzir, não tem emprego [na indústria]". É mole?

Leia aqui.

Efeitos da crise

Alecrim

MarioSan

Gio

Amâncio

Pelicano

13 cúmplices

Somaram-se ao nosso clube de cúmplices mais 6 blogueiros: Rafael São Paulo (rafante), Gy, Mauro Sérgio, Darlan Cavalcanti, o nosso camarada João Paulo e Morenizmin Bayrağı Altında. O Rafael mantém um blog anarquista, a Gy mantém o blog da chapa 3 para o DCE da UFRGS, o Mauro é o responsável pelo O blog das cotas e pelo Blog da Luta, o Darlan pelo blog VALOR DE USO, o João mantém o Falou, tá falado! e AS CRÔNICAS DO JOÃO e o Morenizmin Bayrağı Altında mantém um blog homônimo.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Chirino reintegrado


Após uma larga campanha internacional pela reintegração do dirigente sindical venezuelano Orlano Chirino, demitido no final de 2007, por defender a autonomia sindical, o Ministério do Trabalho da Venezuela deliberou na terça-feira, 18 de novembro, por sua reintegração. Tal como localiza a nota no portal da Conlutas, é sem dúvida uma vitória não só de Chirino, mas de todos os trabalhadores da PDVSA, de todos os venezuelanos e de todos os que mundo afora lutam e defendem a liberdade sindical.

Leia mais no portal Aporrea.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O mapa do despejo nos EUA

A Folha Online publicou ontem um artigo de seu reporter especial Fernando Canzian com o título a crise avança. No artigo, Canzian afirma que "o aspecto mais assustador da atual crise é que, além de estarem perdendo mais rapidamente seus empregos, os norte-americanos continuam perdendo suas casas em velocidade crescente."

Para ilustrar essa tragédia que paira sobre os estadunidenses, o artigo faz mão de um mapa que dá uma idéia do nível de despejos ocorrendo no país.

Recessão inevitável e possível depressão


O megaespeculador George Soros soltou mais uma de suas afirmações contundentes sobre a crise econômica mundial ontem. Para Soros a recessão dos EUA é inevitável e não está descartada a possibilidade de uma longa depressão.

Leia aqui.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A fusão 3

Myrria

Mais cúmplices


Mais quatro companheiros assumiram essa semana sua cumplicidade com nosso Molotov. São 3 blogueiros (Poesia e Luta, serginho-paca e o ULTRAS RESISTÊNCIA CORAL) e um blogonauta (Leonardo Mota). Aos que nos visitam fica a indicação para dar um pulinho nos blogs dos nossos novos seguidores, o Poesia & Luta, o Blog Socialista e o Resistência Blog.

A ajuda

Pater


Thomate


Bruno

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Trabalhadores da Nissan em Barcelona protestam contra demissões

Que os capitalistas iriam partir para as demissões isso já estava claro como o dia, mas se alguém tinha dúvida que o mundo seria palco de grande lutas de resistência é melhor ir revendo suas previsões.

Como resposta ao plano de demissões da montadora japonesa Nissan de cortar 1.680 trabalhadores, Barcelona presenciou uma manifestação de mais de 1000 trabalhadores nesta terça-feira que bloqueou uma das principais avenidas da cidade, a Gran Vía, durante 1 hora e terminou em ato em frente à sede da companhia com direito a arremesso de ovos, pedras e outros objetos contra a fachada do prédio.

O video abaixo traz algumas imagens do protesto. Leia a notícia aqui.

Resistência contra as demissões leva milhares às ruas na Argentina

Milhares de trabalhadores da indústria automotiva tomaram as ruas da Argentina nesta segunda-feira contra os ataques que os empresários desferem contra a classe em função da crise econômica. Os protestos foram contra as suspensões de turno de trabalho, os planos de férias coletivas e as demissões e foram razão para caravanas de trabalhadores de cidades da província de Buenos Aires se dirigirem até o Ministério do Trabalho.

Segundo o Sindicato dos Mecânicos (SMATA) , 10.000 operários já foram afastados desde o começo da crise. A Renault rescindiu 350 contratos transitórios e deu férias coletivas para 1000 operários. Volkswagen e Iveco (Fiat) também adiantaram férias coletivas. A GM demitiu 435. A Peugeot reduziu a jornada de 4000 operários e a Mercedes Benz está aplicando rotatividade nas jornadas.

Leia no Folha Online e no Pagina 12.

Deu na imprensa internacional

E o PSTU saiu na imprensa internacional. A imagem abaixo é um detalhe da matéria “Países emergentes propõem unir estratégias contra a crise financeira”, publicada no jornal paraguaio La Nación.

A matéria repercutiu a reunião do G20, que aconteceu no Brasil, em São Paulo, no último fim-de-semana, e o protesto realizado em frente ao Hilton Hotel por PSTU, PSOL e Conlutas. Na foto, o cartaz do PSTU: que os ricos paguem a conta!



sábado, 8 de novembro de 2008

Imprensa repercute protesto no G20

Neste sábado, dia 8, um pequeno grupo de ativistas convocado às pressas foi até o hotel Hilton, no Berrini, para protestar contra a crise e a reunião do G20. Apesar de não reunir mais do que 30 pessoas, o protesto organizado pela Conlutas, PSTU e PSOL foi importante para marcar o repúdio a reunião dos países ricos e a ajuda que banqueiros e empresários vem recebendo. O protesto repercutiu na imprensa, começando pela internet - Estadão, G1, O Globo, Agência Brasil e Folha Online - e na TV, no Jornal Nacional. Ainda não encontramos notícias em sites de outros países. Caso encontre algum, caro leitor, por favor, indique nos comentários.
O Portal do PSTU publicou uma galeria de fotos, no especial crise do capitalismo.
Esse primeiro ato foi pequeno. Mas enganam-se os que afirmam que os protestos seguirão reduzidos. Os trabalhadores aceitarão tranquilamente a conta pela crise, como as demissões e a retirada de direitos?

EUA enfrentam o maior nível de desemprego dos últimos 14 anos

O departamento do trabalho dos Estados Unidos divulgou nessa sexta que foram eliminados 240 mil postos de trabalho no mês de outubro, e o nível de desemprego que havíamos divulgado anteriormente que chegaria a 6,3% chegou a 6,5%. Esse é o pior índice desde 1994 que foi de 6,6%. Assim o número de demissões no país este ano atingiu a 1,2 milhão de pessoas, sendo que mais da metade desse ataque foi registrado nos últimos três meses.

Leia aqui.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ford tem prejuízo de 129 milhões e já anunciou cortes de 10% com pessoal


A gigante estadunidense do mercado automobilístico, a Ford, divulgou nessa sexta um prejuízo de 129 milhões de dólares no terceiro trimestre do ano, ao mesmo tempo que anunciou também suas medidas para combater a crise: atacar os trabalhadores. A empresa declarou que "reduzirá 10% das despesas de pessoal de escritório na América do Norte". Ou seja, lá vem demissão.

Leia aqui.

Nossos cúmplices


Incluímos essa semana o recurso de seguidores do blogger em nosso Molotov e queremos aproveitar o espaço para divulgar os blogonautas que nos acompanham, digamos assim, nossos cúmplices. Os dois primeiros são o César e o Yuri.

O César de Canoas (RS) mantém 4 blogs: aNImOt, Liberdade Cartesiana, As Crônicas Metafísicas e Memória e Ambiente. Além disso particiá da equipe do blog Anemot.

Já o Yuri Fontela mantém de Paris na França 2 blogs Blog - Manifesto Comunista e Videotape) e participa de um terceiro, que é daqui do Ceará, o Resistência Blog.

Valeu rapaziada.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A fusão 2

Zope
Myrria
Erasmo

Demissões nos EUA atingem maior nível desde 2004

O mês de outubro registrou um crescimento de 19% no corte de vagas nas empresas ianques. Comparado com o outubro de 2007, o crescimento das demissões chega a 79%. Segundo a empresa de consultoria Challenger, Gray & Christmas é o maior índice de cortes desde janeiro de 2004.

O número de demissões em 2008 chega a quase 1 milhão de pessoas com grandes cortes principalmente no setores financeiro e automotivo. Com isso o nível de desemprego no país subiu de 6,1% para 6,3% e deve chegar a 8%.

A notícia está na Folha Online.

Nova enquete: O que esperar de Obama?

Em primeiro lugar nosso agradecimento aos 55 blogonautas que participaram da enquete anterior. Entre os que participaram 50 afirmaram que os defensores da tese que o Brasil não seria afetado teriam grande trabalho para camuflar os efeitos da crise no país.

Agora vamos a uma nova enquete: O que esperar do novo presidente dos EUA?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A fusão

Mariano

Junião

Aroeira

O legado de Bush

Jean

Itália em pé-de-guerra em defesa da educação!

Durantes os últimos dias, a Itália tem estado tomada por centenas de protestos massivos, em dezenas de cidades, contra o "decreto Gelmini", um projeto de Reforma Educacional do governo Berlusconi que é um verdadeiro massacre contra as escolas e universidades públicas, através do corte de verbas e medidas privatizantes.

A resposta dos estudantes e dos trabalhadores da educação tem sido através de uma enorme disposição de luta, com grandes manifestações de rua, ocupações e outras formas de protesto

O Partito di Alternativa Comunista, seção italiana da LIT, divulgou uma nota no último dia 30 de outubro, defendendo que a luta deve continuar de forma mais intensa e mais organizada, após o Parlamento haver aprovado a parte da Reforma que diz respeito às escolas primárias e secundárias (ainda não foi aprovada a parte sobre as universidades), reafirmando que a aprovação não significa nada, e pode ser revertida.

Seguem abaixo alguns dos inúmeros vídeos no YouTube que ilustram os grandes dias de luta pelos quais a Itália vem passando: