sábado, 30 de abril de 2011

Veja o video do cordel de Nando Poeta em homenagem ao primeiro de maio

Atualizada de leve no blog

Quando o blog Molotov foi recrutado para as fileiras do PSTU, lá pelos idos de abril de 2007, o Blogger, ferramenta da Google para edição de blogs, não tinha tantos recursos como hoje e muito menos havia tantas ferramentas para redes sociais. De lá pra cá muita coisa mudou no mundo conectado e pouco fizemos no Molotov para ir o ajustando à nova realidade. Coisas como mandar um tweet ou um "Curti" tornou-se praticamente obrigatória e até nativa dos blogs em geral e o nosso Molotov, nem aí. Pois bem... como já não era sem tempo, demos uma atualizada de leve no nosso Coquetel Incendiário. Esperando que os adeptos das redes de uma forma geral aprovem a mudança.

"A vida podia ser bem melhor, e será". Vinte anos sem Gonzaguinha.

Foi no dia 29 de abril de 1991 que Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, o Gonzaguinha, deixou a vida aos seus 45 anos, vítima de um acidente de automóvel no interior do Paraná. Gonzaguinha morreu cedo e deixou uma obra belíssima com canções que são verdadeiros hinos que temos a obrigação de rememorar. Deixamos aqui registrada nossa lembrança e a saudade desse imenso poeta na certeza de que de fato "a vida podia ser bem melhor e será" e é por "acreditar na rapaziada" que sempre vamos a luta.


Baixe a primeira edição do Avanzada Socialista - Jornal do PSTU Argentino

Clique na imagem para acessar versão em PDF

Leia mais sobre o PSTU argentino:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

E se Londres fosse sitiada tal como é a Palestina?

O video "No Way Throught" é uma iniciativa para mostrar, mesmo que superficialmente, o que significam as barreiras (checkpoints) que impedem o livre acesso do povo palestino a seu próprio território. Somente na Cisjordania existem mais de 600 barreiras e estradas bloqueadas por onde os Palestinos são revistados, humilhados, rechaçados, feridos e até mortos. 

terça-feira, 12 de abril de 2011

Um ato de rotina numa república democrática?

O texto abaixo foi enviado para o jornal O Globo, seção de leitores, mas não foi publicado. Reproduzimos, então, esse protesto e, ao mesmo tempo, uma homenagem aos 13 companheiros presos no Rio.


Um ato de rotina numa república democrática?

Isabel Gomide Freire D’Aguiar

Estava indignada e calada, mas quando li o texto do Daniel Aarão Reis, resolvi colocar para fora meu repúdio com o que aconteceu com os 13 presos políticos. Meu filho estava na passeata, protestando contra a vinda do presidente estadunidense. Estava exercendo seu direito de protestar, imbuído de suas crenças e verdades. Poderia ter sido preso. Ele teria sua cabeça raspada, seus direitos básicos negados e seria jogado num presídio junto com bandidos, como foram seus amigos. Ensinei a meus filhos que numa democracia sempre podemos lutar pelo que acreditamos. Apresentei as enormes diferenças sociais desse país e mostrei que temos a chance de mudar alguma coisa. Eles acreditaram nisso e escolheram o caminho da militância política. Admiro e respeito suas escolhas e não admito que esse país que se diz democrático, continue agindo como nos anos da ditadura militar. Prenderam e humilharam arbitrariamente para mostrar aos nossos visitantes estadunidenses como “cuidam” do país. Esses 13 estão sendo processados, pelo que mesmo? Por defenderem seus pontos de vista? Por carregarem bandeiras e faixas contra o presidente estadunidense? Por colocarem para fora o que pensam e acreditam? Ao contrário da grande maioria da população Brasileira que vive indignada com tudo, mas não faz nada, esse pessoal faz. Lutam pelo que acreditam e querem mudanças. O mundo está mudando, só não vê quem não quer. Fico muito feliz que ainda tenha gente com a capacidade de se indignar e protestar. Como cidadã e mãe, exijo o imediato arquivamento do processo que os 13 estão respondendo. Protestar não é crime, é direito.

sábado, 9 de abril de 2011

Blogosfera Ocupada: Juventude PSTU-BH


Muito bacana o blog dos companheiros da juventude do PSTU de Belo Horizonte. Na blogosfera desde 6 de julho do ano passado, o blog já lançou 32 postagens nos primeiros 4 meses do ano (em 2010 foram 31 postagens no total), sinal de que nossos camaradas da juventude mineira não pretendem deixar a iniciativa morrer. Até o momento são 40 seguidores e torcemos para que esse número aumente esperando que os blogonautas que acompanham o Blog Molotov também passem a acompanhar o Juventude PSTU-BH. É isso aí companheirada: sigam firme e forte na luta, ocupando, resistindo e produzindo também na internet.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeitura de São José dos Campos quer desocupar o Banhado

Em São José dos Campos (SP), a prefeitura pretende desocupar uma área da cidade para construir um condomínio de luxo segundo moradores. O pessoal do Ação Eco Socialista foi lá conferir e fez o filme denúncia que reproduzimos abaixo, junto com a nota que está no blog do grupo.




Prefeitura inicia desocupação do Banhado
Por acaoecosocialista

A prefeitura de São José dos Campos anunciou a remoção de 50 das 400 famílias da comunidade Jardim Nova Esperança.

O Banhado é a última e mais importante área urbana protegida da cidade e, ao contrário do que a prefeitura apregoa, a comunidade é a maior responsável pela conservação da área até hoje.

Filme denúncia

Há alguns meses, a Ação Eco Socialista lançou oficialmente o filme “O Banhado e Sua Gente”, denunciando os verdadeiros motivos da desocupação.

Preparamos uma edição condensada no youtube, mas o dvd original de cerca de 16 minutos pode ser adquirido diretamente aqui por R$ 5,00 mais o custo de postagem.

É importantíssimo assistir e divulgar o filme.

Defensoria Pública
De acordo com o defensor público que está promovendo ações judiciais em defesa dos moradores, Dr. Jairo Salvador de Souza, que esteve no lançamento do nosso filme, a desocupação vai mexer profundamente com a vida das pessoas: A dotação de melhores condições de moradias dignas é louvável, mas eu discordo do método. O reassentamento vai mexer com a vida das pessoas que vivem da economia do centro e do plantio de hortaliças. A prefeitura não pode apenas transferir problemas de um lugar para o outro. Essa remoção deve ser discutida com a comunidade. As famílias não podem ser removidas como lixo.

Além de divulgar as denúncias, você pode ajudar as 400 famílias daquela comunidade escrevendo para a Prefeitura de São José dos Campos, pedidndo para desistirem da remoção dos moradores do Banhado.