quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Quem votou 25 agora vota 50”


A frase acima foi dita por Davi Alcolumbre, ex-candidato do DEM à Prefeitura de Macapá (AP), que agora está apoiando o candidato do PSOL, Clécio Luís, que disputa o segundo turno contra o atual prefeito Roberto Góes (PDT).

O candidato do DEM gravou uma inserção que está sendo exibida na televisão (veja abaixo). Davi Alcolumbre é deputado federal pelo terceiro mandato consecutivo. Também é presidente do diretório regional dos Democratas no Amapá e membro da Comissão Executiva Nacional dos Democratas, ou seja, não é uma figura secundária de um partido que dispensa maiores apresentações.

O PSTU do Amapá divulgou nota explicando que, diante das alianças do PSOL com os partidos de direita, ficou totalmente impossível o PSTU chamar o voto em Clécio, pois não podemos estar em uma aliança ou mesmo chamar o voto em um candidato e um governo que será composto pela velha direita oligárquica que, no país, governou junto com FHC”. Leia a nota completa aqui.




segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“Decretem nossa extinção e nos enterrem aqui”




Ótimo artigo da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum. Ela relata o drama vivido pelos Guaranis Caioás que vivem sob a ameaça de pistoleiros na cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. O desespero da comunidade é assombroso. Em uma carta, os índios pedem ao Governo Federal e a Justiça “para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos”.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A eleição venezuelana e o desafio de fortalecer a oposição de esquerda ao chavismo



Leia a análise da UST (Unidad Socialista de los Trabajadores) sobre as eleições venezuelanas. Além de explicar a falsa polarização entre Chávez e Capriles, o organização, que é filiada a Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI), chama voto em Orlando Chirino. O objetivo é construir de fato um campo de oposição de esquerda ao chavismo. Algo que é mais do que urgente tendo em vista o desgaste do presidente venezuelano que enfrenta sua mais difícil reeleição.

Clique aqui para ler o texto em castelhano


PM de Porto Alegre agride manifestantes para proteger boneco da Coca-Cola




Um grupo de jovens que faziam um protesto pacífico na frente da prefeitura de Porto Alegre foi violentamente reprimido pela Brigada Militar, a PM gaúcha. Os jovens protestavam em frente a um boneco da Coca-Cola, no Largo Glênio Peres. O boneco representava o mascote da Copa do Mundo de 2014. Subitamente, os policiais se lançaram com seus cassetetes, bombas de efeito moral contra os manifestantes. As imagens da repressão expõem toda a brutalidade. A certa altura, uma jovem que filmava a ação da PM com o celular é jogada no chão e cercada por PMs que a cobrem de chutes. Outra jovem denunciou que também foi agredida. “Um policial me deu um chute, me pegou pelo braço e me chamou de vadia”.Leia mais na reportagem da Sur21 publicada pela Rede Brasil Atual.